Não é novela: ladrões invadem lavoura e roubam sacas de cacau na madrugada

Fazenda de cacau no Espírito Santo não tinha vigilância noturna; ladrões roubaram oito sacas de amêndoas de cacau

Amêndoas de cacau: produção brasileira se transformou
Wenderson Araujo/CNA

Parece cena da novela, mas não é: no Espírito Santo, ladrões invadiram uma fazenda de cacau, durante a madrugada, para roubar amêndoas. O roubo ocorreu em uma fazenda localizada em Linhares, região produtora de cacau, no dia 25 de julho. A fazenda não tinha vigilância noturna e os proprietários não estavam no local. 

O delegado de Linhares, Fabrício Lucindo, alertou que a valorização do cacau no mercado internacional pode ter atraído os ladrões e os roubos em propriedades de cacau estão aumentando neste ano. “Eu entendo que seja por conta do valor que o produto tem hoje no mercado, que está custando mais de R$ 3.500. Então, o produtor tem que tomar todo o cuidado do mundo, porque esse produto está sendo cobiçado pelos criminosos, que, às vezes, observam a rotina do produtor rural a atacam furtando o cacau, café e até mesmo a pimenta", disse Lucindo a uma TV local.

A proprietária da fazenda contou à polícia que as amêndoas estavam no processo de secagem, expostas nas barcaças, e toda a produção que havia sido colhida foi levada pelos criminosos. Ao todo, oito sacas de amêndoas de cacau foram levadas e o prejuízo é estimado em R$ 25 mil. Cada saca padronizada de cacau pesa 60 quilos.

Como os produtores rurais não estavam no local, a polícia foi acionada por vizinhos da fazenda, que escutaram barulhos durante a noite. De acordo com a Polícia Civil, a região é monitorada por patrulha rural. Até agora, ninguém foi preso, mas um homem e uma mulher já foram denunciado como possíveis suspeitos.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.