Mulas são animais rústicos e criados há séculos no interior do Brasil. Resultado do cruzamento entre uma égua e um jumento, a mula é estéril devido a mistura genética entre os dois animais. Mas, como nada é impossível para a ciência, uma mula pariu um potro da raça Quarto de Milha no interior do Paraná.
Apesar da mula ser um animal estéril, ela pode engravidar com processos como a transferência de embriões (TE), tornando-se uma barriga de aluguel. Foi exatamente isso o que aconteceu com a mula Cigana, que pariu a potrinha Galícia, em Mandaguaçu (PR).
Vinícius Schimirri, proprietário dos animais, conta que o embrião foi retirado da égua com sete dias e implantado na mula. “Os avanços da ciência nos permitiram realizar essa transferência de embrião”, diz. “Ela gerou a potrinha e pariu no último dia do ano, após quase um ano de gestação". A gestação de um equino leva em torno de 340 dias (11 meses).
Segundo Schimirri, a potrinha Galícia é neta de cavalos campeões de esportes como Três Tambores e Rédeas. Ele conta que a prenhez da mula foi confirmada no dia 15 de janeiro do ano passado e, na mesma época, sua esposa também anunciou a gravidez. O bebê Enrico, filho de Schimirri nasceu em outubro, dois meses antes da Galícia. “Ela será a potrinha do meu filho”.