Ministério da Agricultura planeja criar secretaria para o Inmet e de Promoção Comercial

Inmet recebeu investimentos tecnológicos e mudanças serão anunciadas nos próximos dias

Ministério da Agricultura planeja criar secretaria para o Inmet e de Promoção Comercial
Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro afirma que invasões não serão toleradas
Mapa

O ministro Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária (Mapa), afirmou que está avaliando a criação de duas novas secretarias ligadas à pasta. Uma seria para o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que vem sendo modernizado, e a outra, de Promoção Comercial.

De acordo com ele, as duas novas secretarias não teriam ônus para o tamanho da máquina pública e seriam montadas a partir do remanejamento do Mapa, sem ampliação de recursos. “Provavelmente, teremos duas novas secretarias, mas sem o inchamento da máquina. Estamos fazendo remanejamento interno para dar focos específicos, trocando peças internas”, assegurou Fávaro.

Fávaro explicou que uma Secretaria de Promoção Comercial, atuará como um “braço forte” da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e do Ministério das Relações Exteriores juntamente com a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI). Já uma secretaria de meteorologia, para o Inmet, envolverá investimentos tecnológicos que já estão sendo realizados.

“O Inmet vai ganhar outro status nos próximos dias. A reestruturação [com investimento de R$ 200 milhões] já está acontecendo e teremos o melhor instituto meteorológico da América Latina”, afirmou. Segundo ele, a plataforma tecnológica e a estrutura do órgão estão sendo modernizados e serão fundamentais para “prever melhor tanto as mudanças durante as safras quanto para seguro rural e garantir maior estabilidade diante das mudanças climáticas”.

Outra medida que está sendo avaliada pelo ministério é a divisão de atribuições da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) com as Superintendências Federais de Agricultura (SFAs), na chamada desverticalização da defesa sanitária. “Também será validada com as equipes técnicas no dia 22 de novembro e, validando, será implementada imediatamente. É também um empoderamento gradual, relativo e responsável para maior efetividade do serviço”.

Mais notícias

Carregar mais