Agroband

Japão suspende importação de carnes de aves do Espírito Santo

Japão anunciou a suspensão temporária de aves e carnes para evitar a disseminação da doença; país já abateu mais de 20 milhões de aves

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Envato Elements

O Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão informou, nesta quarta-feira (28), que suspendeu temporariamente as importações de carne de aves e aves vivas produzidas no Espírito Santo, após o estado confirmar o primeiro caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP-H5N1) em uma ave doméstica, na terça-feira (27). Em nota, o ministério afirmou que a medida é preventiva.

"A fim de tomar todas as medidas possíveis para evitar a propagação desta doença para o Japão, na quarta-feira, 28 de junho de 2023, a importação de aves vivas, carne de aves, etc. do estado do Espírito Santo foi temporariamente suspensa. O motivo da suspensão da importação de aves vivas e carne de aves do país ou região onde ocorreu o surto é evitar que as aves vivas criadas no Japão sejam infectadas com o vírus e para fins de sanidade alimentar”, diz a nota.

Nos cinco primeiros meses deste ano, o Japão importou quase 230 mil toneladas de carnes de frango e frango in natura, gerando uma receita de US$ 412 milhões, de acordo com informações da plataforma ComexStat, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O país também é o que mais importa ovos brasileiros.

O Japão enfrenta surtos de gripe aviária desde 2020 e, segundo o governo local, mais de 20 milhões de aves foram abatidas para evitar a disseminação. 

Não há riscos

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lamentou a decisão do Japão pela suspensão temporária regionalizada de compras de carne de frango provenientes do Estado do Espírito Santo. 

“A ABPA ressalta que a decisão tomada pelas autoridades japonesas não está em linha com as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que indica suspensão de comércio apenas em casos registrados em produção comercial.  Cabe lembrar que a avicultura industrial do Brasil segue sem qualquer registro da enfermidade. A suspensão se deu após ocorrência de foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma ave de subsistência (fundo de quintal) no município de Serra (ES). Atualmente, o Japão não importa produtos do Espírito Santo.  O estado representa 0,19% do total exportado pelo Brasil, conforme dados de 2022. De qualquer forma, independentemente ao fato registrado, a ABPA lembra que não há qualquer risco de transmissão da enfermidade por meio do consumo de produtos, informação que é respaldada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), OMSA e todos os órgãos internacionais de saúde humana e animal”.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.