InMet prevê grandes volumes de chuva na maior parte do Brasil

Boletim divulgado pelo órgão aponta que o início de março será chuvoso em quase todo o país, exceto no sul

Da Redação

Inmet prevê grandes volumes de chuvas no começo de março
Divulgação/Mapa

As chuvas intensas registradas nas últimas semanas - e que já atrasam o ritmo de colheita da soja e o plantio do milho de segunda safra em algumas regiões -  devem continuar nas principais regiões. Entre os dias 28 de fevereiro e 6 de março de 2023, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), prevê maiores volumes de chuva em áreas pontuais das regiões Norte e Nordeste, e entre os estados de Santa Catarina e Paraná, causados principalmente devido ao calor e umidade.

Confira a previsão do Inmet para os próximos dias:

Para a região Norte, podem ocorrer volumes de chuva maiores que 80 mm em áreas centrais do Amazonas, Pará e Acre. Já em Roraima haverá predomínio de tempo seco em praticamente toda a semana. 

Na região Nordeste, o tempo seco predomina ao longo da semana em grande parte da porção leste. Mas, para o Maranhão são previstos volumes de chuva maiores que 80 mm em áreas do centro e norte do Piauí. Já em áreas do extremo oeste da Bahia e extremo norte do Ceará, os volumes de chuva poderão ser mais baixos, não ultrapassando 50 mm.

No Centro-Oeste, onde se concentram as grandes lavouras de grãos do país, a previsão é de volumes de chuva, que podem ultrapassar os 50 mm em áreas do norte de Mato Grosso, centro-sul de Mato Grosso do Sul e áreas centrais de Goiás. Já no leste de Goiás, noroeste de Mato Grosso do Sul e extremo sul de Mato Grosso, os acumulados de chuva não devem ultrapassar os 20 mm.

Na região Sudeste, os maiores volumes de chuva deverão ser registrados em áreas do sul e Zona da Mata mineira e entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além de áreas do oeste de São Paulo, com volumes que podem ultrapassar os 50 mm. No Triângulo Mineiro e grande parte de São Paulo, os totais de chuva devem ficar entre 20 e 40 mm, enquanto no centro e norte de Minas Gerais e no Espírito Santo haverá predomínio de tempo seco na maior parte da semana.

Na região Sul, algumas áreas de instabilidade podem provocar grandes acumulados de chuva, ultrapassando 80 mm na maior parte do Paraná e no leste de Santa Catarina, além de áreas pontuais do norte do Rio Grande do Sul. No extremo sul gaúcho, não há previsão de chuvas em grande parte da semana, enquanto nas demais áreas, podem ocorrer pancadas de chuva com volumes entre 20 e 50 mm.

Março chuvoso na maior parte do país - Entre os dias 7 e 14 de março de 2023, a previsão do Inmet também indica acumulados de chuva, maiores que 50 mm, chegando a valores maiores que 100 mm em áreas das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste, além de áreas do MATOPIBA. Já em grande parte de Roraima, Região Sul e costa leste do Nordeste são previstos baixos acumulados, inferiores a 30 mm. Veja figura 2.

Em Mato Grosso e em Goiás, há a previsão de muitas chuvas (acima de 70 mm), já sul do Brasil, são previstos baixos volumes de chuva no período, entre 10 e 30 mm em grande parte da região.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.