A rede de hortifrutis Natural da Terra anunciou uma parceria com outras empresas do setor para evitar o desperdício de alimentos no varejo e consequente, emissão de gases de efeito estufa (GEE). O acordo envolve as próprias empresas, clientes e o meio ambiente.
Na iniciativa, são selecionados alimentos próximos ao vencimento, que já sairiam do ponto de venda pelo processo padrão da companhia, que são disponibilizados no app da startup Food To Save com até 50% de desconto. O formato são sacolas surpresas, em que o cliente não sabe quais produtos irá receber. No caso do hortifruti, as sacolas são anunciadas por categoria "Hortifruti", que são FLVs ou "Supermercado", que são produtos diversos de mercearia e laticínios. Atualmente, a solução está presente em 52 lojas.
A parceria, segundo a Natural da Terra, já reverteu o desperdício de mais de 32mil kgs de alimentos e de 54mil kgs de CO2.
“A perda de alimentos sempre foi uma questão tratada com bastante seriedade pelo Hortifruti Natural da Terra e se tornou uma prioridade em 2022. A Food To Save entrou em um cenário onde precisávamos dar uma solução de curto prazo na redução de perdas, que fosse simples para as lojas e que fizesse sentido para o consumidor. Atualmente 3 categorias que são endereçadas pelas cestas, são elas: FLV (Frutas, Legumes e Verduras), Mercearia e Laticínios”, explica Mariana Arrivabene, head de sustentabilidade da rede.
“É necessário ter consciência de todo o processo de produção e, a partir dele, criar mecanismos que reduzam o desperdício, de forma a repensar, se necessário, a forma de operar. Mas é importante ressaltar, também, que a redução do desperdício pode ser vista através do olhar da responsabilidade social e ser transformado em doação, através de um Banco de Alimentos, por exemplo. O que seria desperdiçado, vira alimento na mesa de quem precisa”, segue Mariana.
Tudo em seu devido lugar - Seguindo o processo contra o desperdício, a operação executa um papel importante com algumas iniciativas já em atividade na rede, respeitando cada fase do alimento. Entre elas estão:
Gôndola Pegar ou Pegar – produtos próximos ao vencimento são selecionados em uma gôndola especial com a data de validade explícita para o cliente, estimulando o consumidor ao consumo imediato e com desconto de até 50%.
Banco de alimentos: a rede conta com parcerias com Bancos de Alimentos, como o Mesa Brasil (RJ) e o Prato Cheio (SP), para onde fazem doações de alimentos. Pelo Prato Cheio, por exemplo, só em 2022, já foram mais de 12 toneladas de alimentos doados, mais de 62 mil refeições complementadas, com mais de 7 mil pessoas atingidas e diversas instituições beneficiadas.
CTI do alimentos: uma equipe analisa o nível de maturidade dos alimentos separando aqueles que vão para as bancas daqueles que já estão adequados, maduros o suficiente para produção de sucos frescos, sopas e saladas prontas – ou seja, reaproveitados em diferentes versões até mesmo através da acessibilidade, em alimentos já cortadinhos oferecidos para venda ao cliente nas seções especiais. As nutricionistas da rede estão envolvidas em todo o processo de aprovação do alimento, assim como os encarregados de loja, sempre atentos aos produtos expostos, observando o calibre dos alimentos, para que não sejam desperdiçados
Na parceria inédita com a Organis, a ideia é ir identificando as maiores carências dos pequenos produtores, oferecendo cursos, incentivando a agricultura regenerativa, empreendedorismo, precificação, iniciativas que permitirão que os produtores não dependam sempre de um intermediário. Já são mais de 1800 pequenos produtores cadastrados, de acordo com a Paripassu, responsável pela rastreabilidade dos orgânicos. Outras iniciativas incluem mapeamento da cadeia, destinação correta dos resíduos e políticas de desperdício zero.