A indústria de produtos para animais de estimação deve encerrar 2023 com um crescimento de 10,6% em seu faturamento, com um valor de R$ 46,42 bilhões. A projeção é da Abinpet - Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, e leva em consideração os números até o 1º trimestre de 2023. A projeção Abinpet não leva em consideração a movimentação no varejo, e não inclui a venda de animais diretamente de criadores.
A projeção da instituição apontou que o setor de pet food (alimentação), que utiliza em larga escala produtos agrícolas como farelo de soja, milho, farinha de vísceras, deve representar 78% do faturamento da indústria, com 36,4 bilhões e crescimento de 9,4% em relação a 2022. Já o setor de pet vet (produtos veterinários) deve representar 15% do faturamento da indústria, com R$ 6,87 bilhões e crescimento de 16% em relação a 2022 e o segmento de pet care (produtos de bem-estar e higiene), 7% do faturamento da indústria, com R$ 3,08 bilhões e crescimento de 15% em relação a 2022.
“Observamos que um crescimento sólido dos mercados pet vet e pet care, além da demanda constante da cadeia de varejo em relação ao pet food. Isso demonstra que os consumidores têm procurado os produtos da indústria pet, e se preocupam em oferecer além do alimento completo de qualidade, produtos que garantem higiene, saúde e bem-estar para seus pets”, comenta José Edson Galvão de França, presidente-executivo da Abinpet.
“Apesar dos números robustos, continuamos a chamar atenção para a alta carga tributária que o setor sofre. No caso do pet food, por exemplo, a cada R$ 1 gasto pelos consumidores, R$ 0,50 são impostos. Isso acontece no Brasil de maneira discrepante aos outros grandes mercados do mundo. Nos Estados Unidos, líder de market share, os impostos não chegam a 7% do preço final. Na Europa, a média é 18%”, comenta o executivo.
Veja a comparação dos tributos pet no Brasil em relação a outros países do mundo:
• Itália - carga tributária: 22% do preço final
• Reino Unido - carga tributária: 20% do preço final
• China - carga tributária: 17% do preço final
• Alemanha - carga tributária: 7% do preço final
• Estados Unidos - carga tributária: 6,6% do preço final
A instituição também projetou números para a produção de pet food em 2023, que deve chegar a 4milhões de toneladas, 7,5% acima do que foi produzido no ano passado.
Mercado mundial - O mercado pet mundial cresceu 3,2% em 2022 em relação a 2021 (US$ 145,2), mas a perspectiva é de um crescimento tímido em 2023 tendo em vista o cenário mundial instável. Para o mercado brasileiro, no entanto, há boas notícias. O Brasil atualmente, se consolida no terceiro lugar entre no quesito faturamento, representando 4,95% dos US$ 145 bilhões, atrás somente de Estados Unidos (43,7%) e China (8,7%). Atrás de Brasil estão Reino Unido (4,66%); Japão (4,61%); Alemanha (4,5%), França (4%), Canadá (3,26%), Itália (2,74%) e Rússia (2,59%).