Incêndios destroem lavouras e levam insegurança ao campo; assista à reportagem

Queimadas em canaviais em São Paul já destruíram área maior que a capital

Os incêndios que atingiram diversas regiões do estado de São Paulo estão sendo investigados pela Polícia Federal e o Ministério Público. As queimadas no estado já destruíram 181 mil hectares de canaviais, uma área maior que a capital paulista, e os prejuízos acumulados chegam a R$ 1,2 bilhão, de acordo com projeções feitas pela Orplana (Organização das Associações de Produtores de Cana do Brasil).

Em Ribeirão Preto (SP), desde o início do mês, grandes áreas de canaviais pegaram fogo, mobilizando o Corpo de Bombeiros de toda a região, com revezamento entre equipes. 

Em algumas propriedades rurais, o fogo consumiu 90% de toda a área plantada, comprometendo a qualidade do solo e a produtividade nas próximas safras. Os incêndios estão levando muita insegurança ao campo e espalhando medo entre os agricultores.

O Ministério Público de São Paulo está atuando no aumento da fiscalização para evitar novos casos de incêndios criminosos. “Pode ter uma organização mínima para estas ações, mas não acreditamos que seja uma ação do crime organizado”, diz o promotor de justiça de São Paulo, Flávio Okamoto. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.