Agroband

Gripe aviária: Argentina suspende exportação de aves

Comercialização e consumo de aves no mercado interno não vai ser afetado, garantiram autoridades locais

Da Redação

Gripe aviária: Argentina suspende exportação de aves
Ari Dias/AEN

O governo argentino decidiu suspender todas as exportações de aves, depois que vários casos de gripe aviária (H5N1) foram registrados no país, desde a semana passada.

O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) informou, nesta quarta-feira (01/03) que a produção avícola para consumo no país continuará se desenvolvendo normalmente, já que a doença não é transmitida pela ingestão de carne ou de ovos de frango. Da mesma forma, os frigoríficos que exportam poderão comercializar seus produtos no mercado interno.

“Nossos produtos avícolas continuam seguros para os argentinos. A suspensão das exportações atende às exigências das regulamentações internacionais”, afirmou o secretário de Agricultura, Juan José Bahillo.

O caso positivo provém de um estabelecimento de frangos de corte localizado no município de Mainque, província de Río Negro, em uma área de baixa densidade avícola. Os outros casos foram detectados em aves selvagens que habitavam parques e áreas de conservação.

Até o momento, das 177 notificações analisadas pelo Laboratório Senasa, há 25 casos confirmados em aves silvestres (3), quintal (21) e setor comercial (1) assim distribuídos: 13 em Córdoba, 4 em Buenos Aires, 2 em Río Negro, 2 em Santa Fé, 1 em Jujuy, 1 em Neuquén, 1 em São Luis e 1 em Salta. As informações são da Agência CMA Safras LatAm.

(Com informações da Agência Safras)

Mais notícias

Carregar mais