Líder na venda e produção de ovos no Brasil no ano passado, com R$ 1,5 bilhão de faturamento a Mantiqueira anunciou que o fundador da empresa, Leandro Pinto, passou o comando da granja (a maior do Brasil) para o executivo Márcio Utsch, ex-Alpargatas. A mudança faz parte da nova fase de negócios da granja, que passa por uma aceleração de negócios e a entrada no segmento de ‘cage free’ e orgânicos, com a aquisição da Fazenda da Toca (Rizoma Agro).
“Vamos dar continuidade à nossa expansão com crescimento orgânico; intensificação dos negócios em novas categorias, como a de ovos de galinhas criadas livres; diversificação geográfica no país e no exterior; e, se houver oportunidade, novas aquisições”, afirmou Utsch, que na quinta-feira completará 64 anos, ao Valor. Atualmente, a empresa conta com 21 unidades espalhadas por Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo – que produzem mais de 3 bilhões de ovos por ano -, cerca de 14,5 milhões de aves e três marcas principais (Mantiqueira, Santa Clara e Happy Eggs).
Nas negociações com Leandro Pinto e seu sócio Carlos Cunha, Utsch também recebeu uma pequena participação na companhia, não revelada. As tratativas começaram em abril do ano passado, quando o ex-Alpargatas recebeu um convite de um grupo de educação para voltar a ocupar o cargo de CEO. Utsch conta que pediu a opinião dos sócios da Mantiqueira sobre essa possível volta, e que ambos não só gostaram da ideia como já iniciaram o “namoro” para que ele assumisse o comando da companhia de ovos.