Governo Federal anuncia compra de leite em pó para ajudar produtores

Medida emergencial visa socorrer os produtores brasileiros frente à concorrência e foi confirmada pelo ministro da agricultura, Carlos Fávaro

Da Redação

Ministro Carlos Fávaro, na abertura da Agroleite em Castro (PR)
Mapa

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou a aquisição de leite em pó pelo governo federal a preços de varejo. A medida emergencial é uma das ações para socorrer os produtores de leite brasileiros que enfrentam a forte concorrência de países do Mercosul. O anúncio foi feito durante a abertura da Agroleite 2023 na tarde desta terça-feira (8), em castro (PR). “Fazer um enfrentamento à importação desenfreada é um compromisso que assumo aqui em nome do presidente Lula”, destacou o ministro.

Junto com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, Fávaro afirmou que ainda nesta semana serão adotadas medidas emergenciais para o setor. A aquisição, a preço de varejo, de leite em pó, é uma das ações que visa enxugar o mercado e garantir rentabilidade às cooperativas e, consequentemente, aos produtores.

Em relação à importação de leite de países como Argentina e Uruguai, o ministro ponderou que o acordo com o Mercosul é sensível e o tema está sendo tratado com total atenção pelo governo federal. “O Mercosul é um bloco comercial muito importante para o Brasil. Nós vendemos a esses países produtos manufaturados que nos dão muita competitividade, ganhos e oportunidades, mas isso não pode ocorrer em detrimento de uma cadeia tão importante, que gera empregos, como a cadeia do leite”, comentou.

Nos primeiros sete meses deste ano, o Brasil importou mais de 7,7 milhões de litros, especialmente da Argentina e do Uruguai. Para internalizar o leite o País gastou mais de US$ 31,2 milhões. O volume supera em quase três vezes o que o Brasil importa em período normal. 

Além das medidas emergenciais, Fávaro ressaltou que serão necessárias ações estruturantes para o setor leiteiro. “Estar aqui vendo a altíssima qualidade das tecnologias para a produção de leite é espetacular. É a certeza de que esse abismo que existe entre os produtores de leite brasileiros precisa ser removido com trabalho, dedicação, com ciência, com investimento para que nós possamos corrigir essa distorção tão grande. E o Brasil que já é campeão na produção de soja, na exportação de soja, algodão, carne bovina, carne suína, vai ser, sim, um grande player mundial na produção de leite e temos que ter dedicação para fazer isso acontecer”.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.