Os preços da batata, cebola e cenoura caíram mais uma vez, em setembro, segundo a Conab. A cebola continua com uma queda expressiva de preços em todas as Ceasas. No entanto, em comparação com agosto, o preço sofreu queda de 22,27%, menor que no mês anterior (-31,64%). A sequência de quedas é determinada pela oferta em ascensão e em altos patamares, além da origem do produto em várias regiões do país.
Para a batata, o movimento declinante dos preços continuou em setembro, com queda de 1,59%, bem menor do que em agosto e julho.
Já no caso da cenoura, a queda foi bem maior, ficando em 15,02%. A derrubada de preço foi provocada pela oferta em níveis elevados e pela produção satisfatória em todas as áreas produtoras.
No Espírito Santo, o destaque são as exportações de café. O café do tipo conilon totalizou a exportação de 5,9 milhões de sacas nos primeiros nove meses do ano. Já as variedades de café arábica totalizaram 410,8 mil sacas. No total, o Espírito Santo exportou 6.3 milhões de sacas de café entre os meses de janeiro e setembro.
Já na Serra Catarinense, o destque é a produção de maçãs, que representa mais da metade da produção nacional. Somente na região catarinense, foram colhidas 423 mil toneladas de maça na safra 2023/2024.