Giro Brasil: preços do café robusta ultrapassa os do café arábica

Veja também como a produção de abacaxi impulsiona a economia do Amapá e o plantio de soja em Mato Grosso

Um levantamento do Cepea mostra que, pela primeira vez, a média mensal do café robusta superou a do café arábica. Em setembro, no Espírito Santo, a saca de 60 quilos do café robusta fechou com R$ 24,72 acima do valor da saca do café arábica. 

Pesquisadores do Cepea ressaltam que os preços do robusta já haviam superado os do arábica no final de agosto deste ano e também em alguns momentos entre outubro de 2016 e janeiro de 2017, mas esta foi a primeira vez que a média mensal da variedade fechou acima da do arábica. 

Segundo o Cepea, o mercado segue atento à reduzida oferta global de café, em especial a do robusta do Vietnã – o país asiático deve iniciar a colheita da nova safra agora em outubro. 

No Brasil, a falta de umidade em decorrência do longo período sem chuvas já prejudica o desenvolvimento da safra 2025/26 de arábica e de robusta – as plantas estão debilitadas e o déficit hídrico nas regiões produtoras tem se intensificado.

Na região Norte, o destaque é a produção de abacaxi. Produtores do Amapá celebram a cultura da fruta no estado, que tem em torno de 12 milhões de pés plantados.

Já no Centro-Oeste, o plantio da soja teve início em Sinop, com as chuvas que foram antecipadas. Assista ao Giro Brasil do Agro Band desta quinta-feira.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.