Girassóis gigantes e sustentáveis invadem São Paulo

Girassóis gigantes ficam sob plataformas elevatórias no centro financeiro de São Paulo

Girassóis gigantes e sustentáveis invadem São Paulo
Girassóis gigantes invadem São Paulo
Divulgação

Girassóis gigantes, movidos a energia sustentável, estão decorando o centro financeiro de São Paulo. A intervenção urbana "Girassóis", traz uma reflexão lúdica sobre energia limpa na 14ª edição da Virada Sustentável de São Paulo 2024. A obra está aberta à visitação gratuita em frente ao conjunto B32, no número 3.732 da Avenida Faria Lima, até o dia 1º de dezembro.

Criada pelo artista Eduardo Baum e produzida pela BA1 Produções Artísticas, a intervenção é composta por quatro gigantescos girassóis esculpidos a partir de materiais e embalagens plásticas pós-consumo, recolhidos por cooperativas de reciclagem. “Girassóis” propõe uma fusão entre arte, tecnologia e sustentabilidade, alinhando-se diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial o ODS 7 - Energias Limpas e Renováveis.

Em um gesto simbólico e prático, painéis solares instalados no centro de cada girassol captam energia para iluminar a obra durante a noite, reforçando o conceito de sustentabilidade e demonstrando o potencial das energias renováveis.

 Ao conectar o público à maior fonte de energia do planeta, o sol, Eduardo Baum faz uma delicada analogia com os girassóis, que sempre se voltam em direção à luz. A obra explora, de forma lúdica e impactante, como a energia solar pode ser uma solução acessível e eficiente para a geração de energia limpa. Ao utilizar materiais recicláveis e energias renováveis, Baum reflete sobre o impacto humano no planeta e convida o público a reimaginar suas relações com o meio ambiente, destacando a necessidade de inovações sustentáveis.

Segurança em altura

As plataformas elevatórias são reconhecidas por aumentar a segurança para trabalhos em altura e foram desenvolvidas pela Mills. São equipadas com sistemas de estabilização e proteções contra quedas, reduzindo o risco de acidentes. Além disso, essas plataformas são extremamente eficientes, permitindo que os trabalhadores alcancem áreas elevadas de forma rápida e fácil, o que aumenta a produtividade e economiza tempo em comparação com métodos tradicionais, como escadas ou andaimes.

Mais notícias

Carregar mais