O Departamento de Saúde dos Estados Unidos confirmou que quatro homens que trabalhavam em uma granja de aves, no estado americano Colorado, estão com gripe aviária (H5N1). O número de casos de gripe aviária em humanos no país totaliza nove, desde 2022. Estes casos ocorreram no Michigan, Texas e Colorado.
De acordo com uma nota, divulgada pelo departamento, os homens trabalhavam em uma fazenda de aves e todos tiveram contato direto com aves infectadas. Até sexta-feira, o vírus H5N1 foi confirmado em 152 rebanhos de gado leiteiro em 12 Estados, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Centenas de rebanhos de aves comerciais em mais de 30 Estados relataram H5N1 ou outros tipos de gripe aviária.
O surto de gripe aviária (H5N1 e cepas) nos Estados Unidos se intensificou neste ano, após a detecção do vírus em um rebanho leiteiro. Apesar de já existir nove casos confirmados em pessoas, o governo ainda classifica o risco como baixo para humanos.
No Brasil, os casos de gripe aviária estão ocorrendo apenas em aves silvestres migratórias e também foram registrados casos em mamíferos aquáticos e três casos de gripe aviária em aves de subsistência, como galinhas caipiras e patos. Não houve registros de circulação do vírus em granjas comerciais ou casos registrados em humanos.