Há quem diga que os aromas exalados pela durian lembram até um morto em decomposição e, por isso ela é chamada de fruta-cadáver em algumas regiões, mas essa fruta asiática é bastante apreciada em países como a Tailândia, Malásia, Indonésia e Filipinas. A durian é uma fruta tropical e sua aparência lembra a da jaca, com uma casca grossa cheia de espinhos. A durian é considerada a fruta mais fedorenta do mundo.
Nas regiões produtoras de durian, a venda da fruta é feita de forma direta, sem intermediários entre os produtores e os clientes por um simples motivo: a fruta é tão fedida que a sua venda é proibida em supermercados. Em algumas lojas, ela até pode ser encontrada, mas em embalagens especiais que não permitem que o cheiro se espalhe pelo ambiente.
A durian tem um formato ovalado, interior amarelado ou vermelho. A casca é verde e cheia de espinhos, por isso, para manuseá-la é preciso usar luvas.
Cultivada em regiões tropicais, exige temperaturas entre 25ºC e 35ºC para se desenvolver e as suas árvores podem chegar a medir até 30 metros. No Brasil, não há produções comerciais de durian, mas há árvores de durian na Bahia e no Pará. Já nos países que são tradicionais produtores, como o Vietnã, há frutos que chegam a pesar até três quilos.
Por lá, a produção acontece durante todo o ano. Nos primeiros seis meses de 2024, as vendas externas da fruta produzida no Vietnã ultrapassaram 1,3 bilhão de dólares, 40% a mais do que no mesmo período do ano passado, apontou um relatório da Associação de Frutas e Vegetais do Vietnã (Vinafruit), Dang Phuc Nguyen. No Vietnã, a durian é a maior concorrente do café.