Vídeo: frente fria avança na região Sul e preocupa produtores rurais

A expectativa dos agricultores é que os próximos meses devem ter chuvas mais regulares por causa do El Niño

Da Redação

Uma frente fria que chegou à região sul do Brasil nesta quinta-feira (10) fez as temperaturas caírem abaixo de zero. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), seis cidades dos três estados da região Sul registraram as temperaturas mais baixas do país, inferiores a 5°C e os agricultores já se preparam para mais geadas. 

A cidade de General Carneiro, no Paraná chegou a registrar a temperatura mínima de -1,1. Caçador, em Santa Catarina, registrou temperatura mínima de 0,9°C. Em São Mateus do Sul, no Paraná, foi registrada a mínima de 1,8°C, seguido de Bom Jardim da Serra (SC), onde os termômetros marcaram 2,6°C. Curitibanos (SC) e Inácio Martins (PR) ficaram próximos de 5°C, ao registrarem 4,2°C e 4,5°C, respectivamente. 

A previsão do INMET para a região é de geada em áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (12). A temperatura mínima pode chegar a 3°C. Há risco leve de perda de plantações, segundo alertou o Instituto. Nos próximos dias espera-se uma queda de temperatura acentuada também sobre o Mato Grosso do Sul e em várias áreas dos estados do Sudeste.

A previsão para os próximos dias é de mais frio. Belo Horizonte poderá ter sucessivos recordes de baixa temperatura na sexta, sábado e domingo. A madrugada do sábado (13), poderá ser a mais fria do ano até agora em Porto Alegre, em Vitória e em Campo Grande, segundo o Climatempo. Já para Curitiba e São Paulo, o Climatempo informou que a maior chance de estabelecer um novo recorde de frio para 2023 será na madrugada do domingo, mesma previsão para Cuiabá. 

Mais notícias

Carregar mais