Agroband

Dia Internacional da Mulher: setor de floricultura projeta alta de 8% nas vendas

Segmento de flores e plantas ornamentais deve movimentar 32% das vendas anuais do setor no primeiro semestre

Da Redação

Dia Internacional da Mulher: setor de floricultura projeta alta de 8% nas vendas
Wenderson Araujo/Trilux/CNA

O setor de floricultura e de plantas ornamentais deve crescer 8% e 10%, respectivamente, devido a celebração do Dia Internacional das Mulheres (08/03). As projeções foram apresentadas pelo Instituto Brasileiro de Flores (Ibraflor), que projetou para o primeiro semestre deste ano, uma movimentação de 32% das vendas anuais, devido a datas comemorativas como o dia das mães, dia dos namorados e dia internacional das mulheres. Só o dia das mães, representa 16% das vendas, afirmou o presidente do Ibraflor, Kees Schoemaker.

Para este Dia Internacional das Mulheres, a produção de rosas em um dos principais pólos produtores, que fica localizado em Andradas (MG), aumentou a colheita de flores em 50% em relação à média semanal. 

A rosa é uma flor de cultura perene, e as primeiras hastes já podem ser colhidas diariamente após 6 meses do primeiro plantio. Em média, entre 50 e 60 dias antes das datas de maior demanda são realizadas podas nas roseiras para ter uma colheita extra (pico). 

A Cooperativa Veiling Holambra (CVH), projetou 8% de crescimento no faturamento referente ao “Dia Internacional da Mulher”, na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Os produtos mais procurados nesta data são as orquídeas Phalaenopsis, os kalanchoes e as rosas, tanto de corte quanto na versão flor de vaso. Para impulsionar as vendas de outros produtos, os cooperados investiram em embalagens comemorativas, como o lírio de vaso, da Jan de Wit.

O Ceaflor, maior mercado de flores, plantas e acessórios para floricultura, paisagismo e decoração do país, também espera um volume de vendas este ano entre 8% e 10% maior que o registrado em 2022. 

Rosas de corte e orquídeas do tipo Phalaenopsis, antúrios, violetas, gérberas e begônias em vaso são os produtos líderes em vendas. O presidente do Ceaflor, Antônio Carlos Rodrigues, disse que para fomentar as vendas no “Dia Internacional da Mulher”, foram mostradas histórias de mulheres que garantem o sucesso de algumas empresas que atuam no local. A campanha foca no empoderamento feminino e na diversidade das flores e das mulheres que atuam no segmento.

Mais notícias

Carregar mais