Fiscais agropecuários no aeroporto recebem passarinho de estimação vindo do Líbano

Ave ficará em isolamento no Aeroporto de Guarulhos

Fiscais agropecuários no aeroporto recebem passarinho de estimação vindo do Líbano
Passarinho chega ao Brasil em voo de repatriados do Líbano
Vigiagro

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu no Aeroporto Internacional de Guarulhos, nesta semana, uma ave de estimação proveniente do Líbano. O pássaro pertence a uma garota que chegou com a família no sétimo voo de repatriação da Força Aérea Brasileira (FAB), que está trazendo brasileiros ao país.

Até então, apenas 16 cães e gatos haviam desembarcado em Guarulhos nos voos de repatriação. O Brasil manteve a flexibilização das regras para entrada de pets, prática adotada sempre que há necessidade de permitir o ingresso de forma emergencial de animais no país, como em repatriação de brasileiros ou recebimento de refugiados diversos, evitando que essas pessoas se vejam obrigadas a se separar de seus animais.

As unidades da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), em conjunto com a Coordenação de Trânsito e Integração Nacional de Cargas e Passageiros, adotarão protocolo especial para animais de estimação provenientes do Oriente Médio seguindo as diretrizes do Departamento de Saúde Animal.

O procedimento alternativo permite que tutores ingressem sem a apresentação imediata de documentos exigidos em condições normais, como certificados e atestados. Os procedimentos alternativos são aplicados de forma distinta para cada espécie animal envolvida.

No caso dessa ave, as autoridades brasileiras optaram por manter o animal em isolamento para que seu comportamento e eventual apresentação de sintomas de doenças possam ser observados. Também foi coletado material para alguns exames a serem feitos no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Campinas (SP). Apenas depois do período de isolamento e do acesso aos resultados dos exames o pássaro deverá ser liberado à família.

Mais notícias

Carregar mais