O Festival Sabor de São Paulo, evento que reúne o melhor da culinária paulista, chega ao Parque da Água Branca, na capital, com o maior número de pequenos produtores de todas as edições. Neste sábado (14) e domingo (15), cerca de 20 mil visitantes vão poder saborear queijos artesanais, vinhos, cafés, frutos do mar e pratos suínos de 50 produtores diferentes. A atração de entrada gratuita trará ainda programação variada com oficinas culinárias, degustações e shows.
O evento é responsável por impulsionar a economia e o turimos regional em todas as edições, atraindo visitantes para explorar produtos inovadores apoiados pelos programas do Estado. Conheça alguns dos produtores que estarão presentes na edição deste ano:
Tradição familiar
A paixão que Gislaine Ricci, 37 anos, tem pelos doces veio de família. Seus pais vendiam doces feitos pela mãe e avó na cozinha da casa há 30 anos.
Mantendo a essência de receitas de família, o Doces Caseiros Paulinho trabalha com frutas e leite. A receita artesanal é a mesma usada pela avó, com processos criteriosos para que o produto mantenha a qualidade.
Com o sucesso da produção, eles ampliaram o empreendimento. “Começamos a fazer doce em casa, minha avó e meus pais, e hoje temos uma pequena fábrica com mão de obra quase toda familiar”, conta a produtora. “Temos mais de 30 produtos variados, do tipo pastoso e duro também. Mas uma das nossas especialidades é o tronquinho, a base de doce de leite, passado na calda de cacau e no coco.”
Gislaine se orgulha de fazer parte da Rota Gastronômica do Estado de São Paulo, iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens que promove a culinária de diversas regiões. “Fazer parte do programa e do festival é um incentivo para o pequeno produtor, dá visibilidade e fazemos questão de estar em todos os eventos”, conta a produtora.
Produção artesanal
Juliana Furlan, 46 anos, também é uma das produtoras convidadas pelo Sabor de São Paulo. Com 13 anos de história na produção de lacticínios artesanais, ela relembra sua trajetória ao liderar a Estância do Queijo de Botucatu. “No início, eu fiz vários cursos e me identifiquei com os queijos. Foi quando a gente começou a testar a produção e hoje a gente tira 100% do aproveitamento do leite. Tudo sem conservante.”
Ao iniciar como empreendedora, Juliana buscou formas de desenvolver e ampliar seu cardápio, testando novas receitas agridoces e trabalhando com produtores vizinhos. “O convite para participar da Rota do Sabor de São Paulo foi algo muito grandioso para nós. Faz a gente querer mais”.
“Com a Rota do Sabor de São Paulo, nós levamos nossos produtos para várias cidades do Estado de São Paulo. Estou muito feliz por participar de tudo isso, por ter essa oportunidade de viajar e mostrar o nosso produto que é feito com tanto amor, carinho e dedicação”, conclui Juliana.
Serviço
Sabor de São Paulo
14 e 15 de dezembro
Parque da Água Branca, zona Oeste/SP
Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo – SP
Entrada gratuita. Pratos custam a partir de R$ 30