Modalidade de laço feminina está confirmada na 69ª Festa do Peão de Barretos. Com 11 atletas convidadas, pela primeira vez o Breakaway Roping estará entre as modalidades da grade esportiva do evento.
Seguindo o regulamento das provas oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), a prova cronometrada acontecerá de 22 a 25 de agosto, durante o 31º Barretos International Rodeo.
Com a parceria da Liga Nacional de Rodeio, a vencedora do rodeio de Barretos terá a oportunidade de competir no The American, nos Estados Unidos acontecerá no segundo final de Essa modalidade vem crescendo cada vez mais no Brasil e não é por acaso, já que tem características que o tornam inédito para amantes de um bom rodeio.
Para este primeiro ano da modalidade na Festa do Peão de Barretos, foram convidadas pela Diretoria de Rodeio do evento, 11 competidoras, são elas: Ana Rosa Ferreira de Paula (Bálsamo/SP); Anália Fonseca (Guarulhos/SP); Beatriz Alvarenga (Brasília/DF); Gabriela Sávio (Sta Cruz da Conceição/SP); Isadora Leira (Barretos/SP); Lavínia Dias (Mirassol/SP); Letícia Vale (São José do Rio Preto/SP); Livia Machi (Novo Horizonte/SP); Maria Felícia (Mirassol/SP); Rafaela Costa (Presidente Prudente/SP) e Tânia Alves (Divinópolis/MG).
“Estamos apostando em mais um esporte para engrandecer o nosso rodeio de Barretos. O breakaway é uma modalidade nova que vem crescendo muito e é praticada por mulheres. Tenho certeza que vai ser um sucesso! Além disso, a vencedora terá uma vaga no The American”, conta Marcos José Abud Wohnrath, diretor de rodeio da Festa do Peão de Barretos.
Conheça o Breakaway Roping
A modalidade é praticada por mulheres e a tradução mais justa para o termo é “laçada que se abre”. Uma prova considerada nova no Brasil, ela é uma variação do laço de bezerro, na qual o percurso é cronometrado e as amazonas desafiam-se para saber quem consegue laçar o bezerro primeiro e completar as tarefas da modalidade.
O laço utilizado no Breakaway roping é feito para ser quebrado e dessa forma, ele se rompe com a força do animal. A competidora que realiza suas tarefas no menor tempo é a grande vencedora da competição.