A missão de agroindústrias brasileiras na Gulfood 2023, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, entre os dias 20 e 24 de fevereiro, resultou em pelo menos US$ 50 milhões em negócios. A informação é da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) no Brasil e comandou a delegação de agroindústrias brasileiras no evento, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (ApexBrasil). De acordo com as projeções coletadas junto às empresas exportadoras participantes da ação, a feira ainda deve gerar mais US$ 750 milhões no decorrer do ano.
Na feira, as 22 agroindústrias que foram à Dubai, realizaram degustações de produtos como omelete e tradicional shawarma (prato da cultura árabe) de carne de frango e de carne de pato. De acordo com a ABPA, foram servidos 5,1 mil shawarmas e 1,7 mil omeletes durante a Gulfood, além de apresentações do quadro técnico-sanitário brasileiro, apresentado pelo Secretário de Defesa Agropecuária do Brasil, Carlos Goulart, com a participação de stakeholders do mercado islâmico.
O público do evento - conhecido pelo forte direcionamento aos decisores de compra de produtos alimentícios - também recebeu mais informações sobre os exportadores e a cadeia agroindustrial do Brasil, por meio de materiais eletrônicos e físicos. “Diante de um quadro internacional de pressão sobre o comércio internacional de alimentos, importadores de todo o mundo reforçaram sua convicção na capacidade brasileira de apoiar a demanda mundial por carne de frango. Este foi um comportamento notável nos encontros que tivemos durante os cinco dias do evento e reforçam as expectativas de um ano positivo para a avicultura e a suinocultura do Brasil”, analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Números do mercado halal - O Brasil é o maior exportador do mundo de carne de frango produzida segundo os preceitos islâmicos (halal). Somente no ano passado, foram exportadas 1,983 milhão de toneladas, gerando para o Brasil US$ 3,869 bilhões em receitas de exportações. Os Emirados Árabes Unidos são os maiores importadores, com 444,9 mil toneladas importadas em 2022. No total de 2022 (incluindo produtos halal e não-halal), o Brasil exportou 4,8 milhões de toneladas, gerando receitas de US$ 9,7 bilhões para o país.