UOL - O melhor conteúdo

Colheita da soja em Goiás começa e produtores lançam mão de tecnologias de ponta e "caseiras"

Chuvas regulares ajudaram as lavouras nesta safra e Goiás deve produzir 23% a mais; assista à reportagem

A abertura oficial da colheita da soja em Goiás acontece na próxima sexta-feira (31). A solenidade oficial será realizada na Fazenda São José, que fica na GO-213, Km 216, em Morrinhos. No entanto, nas fazendas da região sudoeste de Goiás, a colheita já começou e, neste momento, vale tudo para evitar perdas na lavoura e os agricultores lançam mão de tecnologias super avançadas até técnicas caseiras e tradicionais. 

O Agro Band desta quarta-feira (29), foi até a região acompanhar o início da colheita e mostra todas as ferramentas utilizadas para garantir a boa produtividade. O agricultor Ivan Bruceli está otimista, principalmente porque as chuvas nesta safra chegaram na hora certa. Ele conta com a ajuda do filho de 17 anos para manusear as colheitadeiras super tecnológicas.

Dados colhidos durante a Expedição Safra Goiás, avaliação promovida pelo Sistema Faeg/Senar/Ifag, e que percorreu cerca de cinco mil quilômetros no Estado e 43 municípios para coletar dados e verificar o andamento da produção goiana de soja, indica que a previsão é que Goiás produza entre 19,6 milhões de toneladas e 20,7 milhões de toneladas nesta safra. Se confirmado, este volume será 23% maior em relação a safra anterior. 

Já a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trabalha com a expectativa de 18,8 milhões de toneladas – aumento de 11,7% em relação à safra passada – conforme dados levantados no 4º levantamento da Safra 2024/2025, divulgado no começo do mês.

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar