A Fazenda Goiabal, do Rio de Janeiro, foi a grande campeã do Desafio Tecnológico do Cacau com um quebra-cacau portátil, que vai onde o produtor precisa e quebra o cacau, preservando a qualidade das amêndoas. Pela solução vencedora, Felipe Silva receberá um aporte de R$ 100 mil para desenvolvera máquina.
O segundo lugar ficou com a empresa Phmaxx, de Itabuna, na região sul da Bahia, e o terceiro lugar com a Tornearia Divisa Metalurgia, de Correntina, no oeste baiano.
A grande final do Desafio e a cerimônia de revelação aconteceram na semana passada, no auditório do Sebrae, em Ilhéus (BA). O Desafio Tecnológico do Cacau é uma iniciativa do Sebrae/BA e a FAEB/SENAR em parceria com o CocoaAction Brasil e a Rede+, que tem como meta fomentar inovações e tecnologias que aumentem a eficiência da cadeia produtiva.
Na edição de 2024, o objetivo era o desenvolvimento de uma máquina acessível para a quebra do cacau, a fim de impulsionar a eficiência e a produtividade em campo, principalmente entre produtores menores/pequenas propriedades. A iniciativa contou com o patrocínio da AIPC (Associação das Indústrias Processadoras de Cacau), Nestlé Cocoa Plan e Mondelēz International.