A Fazenda Serra dos Tapes, no Rio Grande do Sul e detentora de azeites premiados em concursos internacionais, lançou um programa de adoção de árvores de oliva para os consumidores. Ao adotar uma oliveira, o adotante receberá ao longo do ano, garrafas de azeites de oliva extravirgem produzido com as azeitonas da árvore adotada.
Cláudia Santos, sommelier da fazenda, diz que a ideia é incentivar a sustentabilidade e oferecer ao consumidor um produto com custo-benefício vantajoso. “Além de ter o seu nome, ou o nome de sua empresa ou de colaboradores, em uma oliveira e receber um azeite de oliva extravirgem de alta qualidade, o público apoia o meio-ambiente ao aderir à iniciativa. Isso porque, ao manter uma árvore frutífera saudável, estará ajudando a sequestrar gás carbônico da atmosfera”, diz.
Segundo ela, os dados coletados pelo programa serão utilizados para gerar conhecimento e promover práticas agrícolas responsáveis, inovadoras e sustentáveis, apoiando o desenvolvimento da olivicultura no país e impulsionando os parâmetros ESG das companhias.
O programa de adoção tem duração de um ano e pode ser renovado depois, inclui cuidados com a árvore, produção, envase e o envio do azeite de oliva extravirgem da linha Pecora Nera. O público ainda pode escolher a variedade da oliva, que pode ser a Koroneiki ou a Arbequina. “A oliva Koroneiki oferece um azeite com notas herbáceas, como folha de oliveira, hortelã e rúcula, além de um frutado verde pronunciado, com picância e amargor acentuados que concedem um sabor marcante e uma personalidade única. Já a Arbequina é caracterizada pelo seu sabor adocicado, deixando na boca uma leve picância e uma sensação aveludada. É uma oliva que mistura notas de frutas como maçã, banana e amêndoa com notas herbáceas e de tomate maduro”, detalha Cláudia.
Ao adotar a oliveira, o adotante recebe certificado, físico e digital, placa de identificação, azeiteira, direito de visita e ainda pode acompanhar de forma virtual o desenvolvimento e produção da sua árvore. Os ‘pais’ também recebem fotos e atualizações sobre o manejo.
A Fazenda Serra dos Tapes tem 210 hectares e dois olivais, o Trapeira e o Paraíso. Está localizada em Canguçu, uma região do Rio Grande do Sul que tem condições ideais para o cultivo de oliveiras. Como nas vinícolas da região sul, a fazenda abre para turistas que desejam fazer uma imersão no mundo do azeite, com visitas, degustações e conhecimentos sobre o produto.