Exportações de carne bovina devem ultrapassar 200 mil toneladas neste mês

A média de embarques registrada em três semanas foi 45,41% maior que a média do ano passado

Da Redação

Exportações de carne bovina devem ultrapassar 200 mil toneladas neste mês
Exportações de carnes bovinas in natura devem ultrapassar 200 mil toneladas neste mês
Wenderson Araujo

As vendas externas brasileiras de carne bovina in natura totalizaram 119,27 mil toneladas até a terceira semana de novembro, quase o mesmo volume acumulado em novembro do ano passado (148,8 mil toneladas), de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

De acordo com as informações da instituição, a média diária de embarques de carne bovina é de 10,8 mil toneladas em novembro, 45,41% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado. 

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea), se o ritmo continuar sem alterações até o fim de novembro, as exportações brasileiras de carnes bovinas in natura devem ultrapassar 200 mil toneladas neste mês.

Exportações do agro

Em 2023, de acordo com especialistas de mercado do Cepea, as exportações de produtos agropecuários podem atingir uma receita recorde. Uma pesquisa realizada com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Secretaria de Comércio Exterior (Siscomex) e Cepea, mostram que o faturamento em dólar do setor de janeiro a setembro de 2023 cresceu 3,2% frente ao mesmo período do ano passado, somando US$ 126 bilhões.  

Segundo os pesquisadores, esse resultado segue atrelado ao maior volume embarcado – que aumentou 14,7% –, já que os preços médios em dólar caíram 10%. O milho continua sendo o produto com maior taxa de crescimento nos envios externos, com alta de 40% no volume embarcado. A soja em grão, por sua vez, se mantém como líder na quantidade exportada. De acordo com pesquisadores do Cepea, além dos produtos do complexo da soja e do milho, o ano tem sido favorável ao setor sucroalcooleiro e às carnes de frango e suína. 

Mais notícias

Carregar mais