Estudo aponta quais são as melhores frutas para a saúde do cérebro e do coração

Maçã, morango, laranja e banana estão entre as frutas que são aliadas da saúde

As frutas são grandes aliadas da saúde e o melhor jeito de consumi-las é com a casca! Maçã, morango, laranja e banana estão na lista das principais frutas aliadas da saúde. Um estudo publicado na Critical Reviews in Food Science and Nutrition destaca que elas podem exercer um papel protetor sobre o sistema cardiovascular e cerebral.

A maçã aparece na lista como uma importante aliada da saúde digestiva e cardíaca. Por ser rica em fibras, ajuda no processo da digestão, e a controlar o colesterol, que está diretamente ligado à saúde cardíaca. A nutricionista Gleicieles Henriques explica que o consumo da fruta deve ser feito com a casca, que também tem fibras. 

Outras frutas, bem populares no Brasil, estão na lista dos médicos: banana é rica em potássio, essencial para regular o sistema nervoso e o funcionamento dos músculos. O mamão protege o intestino, controla os triglicerídios e auxilia no controle da diabetes. A laranja melhora a imunidade, ajuda no controle da pressão arterial e regula a produção de insulina, já os morangos são ricos em vitaminas C e por ser rico em antioxidantes, ajuda até na preservação das capacidades cerebrais.

O morango, que além de lindo, é gostoso também foi apontado como aliado, principalmente para as funções cerebrais. Rico em fitonutrientes, como polifenois e fibras, o morango contribui para a redução do colesterol LDL, conhecido como “ruim”, e dos triglicerídeos, além de oferecer propriedades anti-inflamatórias que beneficiam o organismo e ajudam a prevenir doenças cardíacas.

Os benefícios respaldados por evidências científicas consolidam o morango como um grande aliado no cuidado com a saúde cardiometabólica. A inclusão regular da fruta na dieta pode ser uma estratégia eficaz na promoção do bem-estar e na prevenção de inúmeras condições de saúde, aponta o estudo, que ainda indica que a fruta pode retardar o declínio cognitivo e proteger contra a demência. 

O estudo comandado por  Roberta Holt, pesquisadora da Universidade da Califórnia, é visto por especialistas da saúde como um marco inicial de uma nova cultura alimentar. 

Mais notícias

Carregar mais