Estiagem pode atrasar o plantio de soja em Mato Grosso e Paraná; veja a reportagem

Em algumas regiões do país, não chove há mais de 100 dias; em Sorriso (MT), a última chuva ocorreu em abril

O vazio sanitário da soja, período em que é proibido manter plantas de soja em pé, vai terminar, o que indica que os produtores rurais já podem iniciar o plantio da soja da safra 2024/2025. Em Mato Grosso e no Paraná, principais regiões produtoras de soja no Brasil, o plantio já estará liberado nas próximas semanas, mas a estiagem pode fazer com que os produtores posterguem o início da safra.

Em algumas regiões, como em Sorriso, em Mato Grosso, não chove desde o mês de abril deste ano. Em Rio Verde, na região sudoeste de Goiás, as chuvas não caem há 127 dias e em Patos de Minas, em Minas Gerais, já são 130 dias. Segundo a meteorologia, a estiagem em 2024 já é a mais intensa desde o ano de 2010. 

E, de acordo com as projeções iniciais para a safra de grãos de verão, a área plantada com soja neste ciclo deve aumentar 1,9%, totalizando 47 milhões de hectares. A produção pode chegar a 171 milhões de toneladas, se o clima contribuir. Isso representaria 13,2% em relação a safra 2023/2024. Só em Mato Grosso, conforme as estimativas da consultoria Safras & Mercados, 12 milhões de hectares devem ser ocupados por lavouras de soja, e a produção, pode totalizar 43,5 milhões de toneladas. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.