Ovo é tudo igual? Entenda quais são as diferenças entre os ovos brancos e vermelhos

Ovo caipira tem cores mais acentuadas devido à alimentação das galinhas, que vivem soltas no terreiro

Entenda as diferenças entre os ovos brancos, vermelhos, caipira e orgânico
Envato Elements

O ovo é um ingrediente versátil. Ele pode ser protagonista de um prato principal, como a omelete, ou item complementar, em bolos e massas, por exemplo. O fato é que esta proteína de origem animal, considerada o segundo melhor alimento do mundo após o leite materno, é figurinha carimbada no prato dos brasileiros. E, ao que tudo indica, em 2025 a participação dos ovos nas refeições deve aumentar.

As projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) apontam que, no ano que vem, a média de consumo de ovos no Brasil chegará aos 272 ovos por pessoa. A produção vai aumentar ainda mais, com 59 bilhões de ovos produzidos.

O ovo é rico em proteínas, cálcio, magnésio, retinol, gorduras insaturadas e ferro, nutrientes que ajudam o organismo humano a reforçar o sistema imunológico. Ao Band Receitas, a nutricionista Bruna Pompílio afirma que uma pessoa saudável pode comer até quatro ovos por dia. “A não ser que a pessoa tenha algum problema de saúde, como o colesterol muito alto, que essa quantidade precisa ser reduzida”.

Veja as principais diferenças e curiosidades entre os ovos

Por que existem ovos brancos e ovos vermelhos?

A cor do ovo se dá pelo tipo e coloração da galinha. Galinhas com penas brancas dão ovos brancos ou com a tonalidade azulada e esverdeada. Já galinhas de penas em tom bege, marrom e vermelho dão ovos mais escuros, comumente chamados de “ovos vermelhos”. 

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, dois ovos de galinha inteiros, cozidos por 10 minutos, possuem a seguinte composição nutricional: 146 calorias, 13,3 g de proteínas, 9,5 g de gorduras, 397 mg de colesterol, 0,6 g de carboidratos, 49 mg de cálcio, 11 mg de magnésio, 1,5 mg de ferro, 2,9 g gordura saturada, 3,8 g de gordura monoinsaturada e 1,1 g de gordura polinsaturada.

Qual é a diferença entre o ovo orgânico, caipira e de granja?

As galinhas criadas em granjas conseguem produzir mais ovos. Isso por que as aves recebem nutrição balanceada, farta e suplementada. No Brasil, as galinhas são criadas em gaiolas e nos últimos anos, vem crescendo a criação de galinhas livres de gaiolas, onde elas circulam pelo espaço e podem até aumentar a produção de ovos devido à movimentação e exposição ao sol. É importante lembrar que, mesmo as galinhas que vivem livres de gaiolas possuem a alimentação balanceada oferecida pela granja.

Os ovos caipiras são oriundos de galinhas criadas soltas no quintal, chamadas aves de subistência, sem um controle rígido de alimentação e sanidade, como nas granjas. Essas aves podem até receber rações, mas elas também se alimentam de insetos, minhocas e ciscam livremente pelos terreiros. Por causa dessa alimentação, a gema dos ovos caipira tem coloração mais forte, entre o amarelo mais escuro e laranja.

Já o ovo orgânico é aquele produzido por aves criadas no sistema totalmente livre de qualquer item químico: a ração consumida por essas aves tem que ser preparada com ingredientes orgânicos, elas não podem consumir qualquer tipo de alimento não-controlado, não podem fazer uso de antibióticos ou qualquer medicamento químico. Por todas essas exigências, o ovo orgânico é mais caro que os demais. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.