Entenda por que o preço do arroz está subindo

Mudanças climáticas e alta do dólar são responsáveis pela alta em todo o mundo

Leilão de arroz foi anulado
Reprodução/Pixabay

Os preços do arroz estão em alta em todo o mundo. No Brasil, o cereal teve alta por quatro meses consecutivos, de acordo com o Centro de Estudos em Economia Aplicada (Esalq/Usp). E as razões para estas altas são várias, mas principalmente motivadas pelas mudanças climáticas.

De acordo com os pesquisadores do Cepea, nos últimos meses, as tradings, empresas que exportam commodities, aumentaram as suas negociações com arroz, fazendo a demanda pelo cereal aumentar consideravelmente e além disso, as cotações do dólar mexeram com o setor. 

Mas, um estudo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) também apontam que a produção de arroz caiu no último ano em todos os países produtores, incluindo o Brasil, que teve prejuízos no final da safra gaúcha, com as enchentes. Então, os preços estão altos porqu a demanda está alta e a oferta, mais baixa neste ano.

De junho de 2023 até junho deste ano, segundo a Abia, o preço do arroz somente no Brasil subiu 39,8% e hoje está cotado, em média, em R$ 1.910 por tonelada. Em outros países produtores, o arroz está ainda mais caro, com preços médios em torno de R$ 3.406 por tonelada, o que justifica a elevada demanda pelo arroz brasileiro, citada pelos pesquisadores do Cepea.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.