Agroband

Azeite brasileiro ganha fama internacional e é mais caro que os importados

A produção de azeites no Brasil ainda é recente, mas qualidade do produto é alta; produtores buscam mais eficiência nas lavouras de azeitonas

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

O Brasil vem se destacando na produção mundial de azeites. Mais de 100 rótulos de azeites produzidos no Brasil ganharam medalhas de qualidade neste ano e no ano passado, foram 150 medalhas, o que levou o Brasil a entrar no ranking de países que produzem os melhores azeites do mundo.

A produção só está aumentando em algumas regiões, como o Rio Grande do Sul e Serra da Mantiqueira. Agora, os produtores estão buscando vencer os desafios agrícolas para aumentar a eficiência das lavouras de azeitonas.

Perola Pollillo, sommelier de azeites, explica sobre o produto. “O azeite brasileiro tem tropicalidade. Tem aromas frescos, sabor, picância e amargor. Somos hoje o primeiro país, de toda a América, no ranking mundial”, diz ela. Devido a essa alta qualidade, o azeite brasileiro ainda é mais caro que os vendidos no supermercado, geralmente importados.

A produção brasileira de azeites representa apenas 1% do consumo interno, mas isso porque o cultivo de azeitonas no Brasil ainda é recente e o primeiro azeite nacional extraído foi produzido em 2008. O clima tropical tem sido o maior desafio para os produtores, já que a planta é nativa de regiões de clima temperado.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.