Brasil deve ter verão fora de época nos próximos dias

Entenda o que é veranico, fenômeno climático que deve atingir o Brasil nos próximos dias

Por Viviane Taguchi

Sol, calor, verão, temperaturas
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O inverno no Brasil começou no dia 20 de junho e nas últimas semanas, uma frente fria intensa tomou conta da região centro-sul do país, fazendo as temperaturas despencarem principalmente na região sul. Na cidade de Urupema (SC), região que concentra lavouras de maçãs, os termômetros chegaram a registrar 7 graus abaixo de zero no último sábado (13). Nos próximos dias, porém, tudo deve mudar e os meteorologistas já previram um veranico, o que pode ser prejudicial à produção agrícola. Mas afinal, o que é um veranico?

Veranico é um fenômeno climático caracterizado como um verão fora de época, é um período que ocorre nas estações do inverno ou outono com dias de temperaturas muito altas. As culturas que podem sofrer mais com esse fenômeno são as hortícolas e frutíferas. 

Por que o veranico ocorrerá em julho?

De acordo com os meteorologistas, um bloqueio atmosférico se formou na faixa central do Brasil mantendo uma massa de ar quente na maior parte do país. A alta pressão na atmosfera faz a circulação de ar ocorrer de cima para baixo e esse movimento favorece o aumento das temperaturas e impede a formação de nuvens de chuva, além de bloquear o avanço das frentes frias em direção às regiões centrais do Brasil. Mas, apesar do veranico, que deve durar em torno de 10 dias, as madrugadas e as noites devem ser frias devido à menor incidência de radiação solar e ao período mais curto de horas de sol, típicas do inverno.

As temperaturas devem começar a subir (até 5ºC acima da média) na quinta-feira (18) e devem se manter altas até o dia 25 de julho. As regiões oeste do Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e oeste e norte do Rio Grande do Sul deve ser os pontos mais quentes nas próximas semanas.

Verão fora de época

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um dos primeiros pesquisadores a definir o que seria um veranico foi o médico e meteorologista Floriano Peixoto Machado, nos anos 1950. Ele investigava o fenômeno que provoca o verão fora de época no Rio Grande do Sul. 

Na pesquisa de Machado, um veranico era oficialmente definido como um período com temperaturas máximas superiores a 25 ºC e mínimas superiores a 12ºC, com duração mínima de 4 dias, períodos de céu limpo ou névoa ao amanhecer e a calmaria e ventos fracos (menor ou igual a 5,4 m/s, segundo a escala de Beaufort).

Passados mais de 70 anos, essa continua a ser a definição geral do que é um veranico, com as devidas adaptações para cada região do Brasil.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.