Embrapa cria cenoura resistente a pragas do verão

A variedade se chama Carmela e segundo cientistas, é forte contra bactérias e fungos que provocam a “queima das folhas”

Da Redação

Embrapa cria cenoura resistente a pragas do verão
Variedade é mais resistente às pragas de verão, segundo cientista
Henrique Carvalho/Embrapa

A Embrapa criou uma variedade de cenoura híbrida própria para ser cultivada no verão e na primavera. A nova cenoura chama-se BRS Carmela, pode ser cultivada em todas as regiões do país, com exceção do Norte do Brasil, e a sua principal característica é a resistência à bactéria e aos fungos causadores da queima-das-folhas, que é a principal doença que ataca a cultura.

O pesquisador da área de melhoramento genético de cenoura da Embrapa Hortaliças (DF), Agnaldo de Carvalho, responsável pelo desenvolvimento da nova cultivar, explica que a vantagem de um híbrido de verão resistente à queima-das-folhas se manifesta em plantios durante períodos mais quentes e chuvosos. “Por sua resistência, a BRS Carmela é capaz de chegar ao fim do ciclo sem nenhum controle químico de doenças foliares. Já os híbridos de verão que estão no mercado são apenas tolerantes. Isso significa que os produtores que usam esses híbridos precisam fazer o manejo integrado com agroquímicos para finalizar o ciclo de produção. Ou seja, com a BRS Carmela, o produtor diminui o custo de produção e contribui com a preservação do meio ambiente”, esclarece.

A Carmela foi desenvolvida em parceria com a Isla Sementes, também apresenta tolerância ao nematoide-das-galhas, característica que, agregada à resistência à queima-das-folhas, possibilita o cultivo do híbrido em regiões onde as temperaturas são mais elevadas.

De acordo com Carvalho, a variedade foi testada em condições de cultivo nas principais áreas produtoras de cenoura, abrangendo quase todas as regiões brasileiras, e o seu rendimento produtivo superou 60 toneladas por hectare (t/ha).

O período indicado para plantio é entre outubro a março, e a colheita tem início 85 dias após a semeadura e estende-se até 115 dias. 

O pesquisador conta que foram necessários 10 anos de pesquisas para desenvolver a cultivar e comparar o seu desempenho entre diversos materiais até alcançar um híbrido com as características desejáveis para manter o rendimento em meio às altas temperaturas do verão brasileiro, combinadas com a resistência às principais doenças que afetam o desenvolvimento das raízes. 

A cenoura está entre as hortaliças mais consumidas no Brasil. O estado que mais se destaca na produção é Minas Gerais, seguido por Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Bahia. A área comercial semeada anualmente é de18 mil hectares, com produção nacional de cerca de 480 mil toneladas por ano. Isso representa uma produtividade média estimada em 26 t/ha e valor de produção de mais de 300 milhões de reais, segundo dados de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mais notícias

Carregar mais