Diferença de preço entre ovos brancos e vermelhos é a menor do ano; entenda os motivos

A maior disponibilidade de ovos no mercado é o principal fator por trás da redução da diferença de preços no ano de 2024

Japão suspende compra de ovos do Brasil
Divulgação/Governo Federal

A diferença de preços entre os ovos tipo extra brancos e vermelhos, cotados em Bastos (SP), cidade considerada a capital brasileira dos ovos, tem diminuído pelo quarto mês consecutivo, alcançando os menores níveis desde janeiro deste ano. 

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), essa tendência é resultado do aumento na oferta desses produtos nos últimos meses, o que tem levado os compradores a hesitarem em pagar valores mais altos pelo ovo vermelho, tradicionalmente mais caro que o branco. 

Um dos fatores que difere o preço entre os tipos de ovos é a quantidade de ração consumida pelas galinhas vermelhas e brancas, que são linhagens diferentes. 

Dados preliminares do IBGE, analisados pelo Cepea, mostram que a produção de ovos de galinha no Brasil atingiu 1,15 bilhão de dúzias no segundo trimestre de 2024. Esse volume representa um aumento de 9,1% em relação ao mesmo período de 2023 e de 5% em comparação ao primeiro trimestre deste ano.

Essa tendência de crescimento na produção e na oferta pode continuar a pressionar os preços, especialmente dos ovos vermelhos, à medida que o mercado se ajusta a essa nova realidade de disponibilidade.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.