
Historicamente, o feriado prolongado de carnaval apresenta menor movimento no Ceaflor, mas este ano o cenário é outro, bem diferente do habitual. Ocorre que, neste 2025, os dias de folia, de 1º e 4 de março, antecedem a terceira melhor data do ano para o setor de flores, plantas e acessórios: o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março.
A data tem como produto carro-chefe a rosa vermelha em haste, mas não falta procura por outras variedades, como astromélia, boca-de-leão, lírios, cravos e cravinas ou orquídeas de cores diversas e até suculentas.
Joel Pimentel, comerciante de flores de corte no Ceaflor, está bem otimista com a quantidade de pedidos que vem recebendo dos clientes para carregamento, tanto na segunda de carnaval como na quarta-feira de cinzas. Ele conta que costumava emendar o feriado, mas a grande procura pelo Dia da Mulher este ano o fez mudar de ideia.
“Minha expectativa com esse carnaval melhorado pelo Dia Internacional da Mulher é grande e estou pronto para entregar aos clientes as flores de corte que comercializo no Ceaflor”, afirmou Joel, destacando que, mesmo com 8 de março caindo sábado este ano, a procura segue em alta. “Então, vamos abastecer os clientes atacadistas, que abastecem o varejo Brasil afora”, completou.
A gerente de Operações do Ceaflor, Ana Rita Pires Stênico, conta que quando ocorre durante a semana, o Dia Internacional da Mulher é melhor para o setor, pois muitos bancos e empresas, que não funcionam no fim de semana, costumam presentear o público feminino, seja com um botão, pequenos buquês ou mini vasos, como os de suculenta.
Ana destaca também que, em anos passados, o Ceaflor mantinha-se fechado na terça-feira de carnaval, mas que este ano funcionará normalmente no sábado, 1º de março, de manhã, como de costume, bem como na segunda, terça e quarta-feira de cinzas, das 6h às 16h.
Data importante
O Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR) reconhece que o Dia Internacional da Mulher vem ganhando relevância cada vez maior no ranking das datas especiais para o setor de flores, plantas e acessórios. Atualmente, 8 de março representa 8% do volume anual de vendas do setor.