Desenrola Rural deve ser aprovado ainda em janeiro, diz o ministro Paulo Teixeira

Programa já estaria aprovado, mas ainda passará por ajustes de detalhes

Desenrola Rural deve ser aprovado ainda em janeiro, diz o ministro Paulo Teixeira
Produtor rural no semiárido do Brasil
Arquivo/Agência Brasil

O programa Desenrola Rural deve sair ainda neste mês. Nesta quinta-feira (9), o deputado estadual Adão Preto Filho (PT-RS) divulgou vídeo em que o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, afirma que o governo irá lançar ainda em janeiro o Desenrola Rural, para negociação de dívidas de produtores rurais de forma simplificada.

Segundo Teixeira, o programa já está aprovado. “Já está tudo aprovado no Congresso Nacional, está pactuado dentro do governo. Só precisa resolver um ou outro detalhe dentro do Ministério da Fazenda”, diz o ministro no vídeo gravado durante sua visita a Porto Alegre (RS).

O governo já havia prometido anteriormente o programa, informando que ele seria lançado ainda antes do fim de 2024, mas isso não aconteceu. Teixeira ainda comenta, na publicação, que que haverá três componentes no Desenrola Rural: repactuação da dívida dos agricultores com alto desconto; retirada do ‘score’ negativo, que impede o produtor de pegar novos financiamentos; possibilidade de consultar dívidas privadas para fins de crédito agrícola.

Mais notícias

Carregar mais