Pesquisadores da Universidade Estadual de Goias (UEG) em parceria com cientistas chineses desenvolveram um robô, com formas de cachorrinho, que está ajudando produtores rurais a combater uma das pragas mais destruidoras das lavouras, as formigas lava-pés ou formigas de fogo, como são conhecidas em alguams regiões.
O robô, chamado CyberDog é especialista em detectar ninhos de formigas em grandes áreas e já mostrou ser três vezes mais eficiente que os inspetores técnico-agrícolas treinados para a função.
O projeto foi desenvolvido a partir de uma parceria da universidade, coordenada pelo professor Eduardo Fox, com as instituições Guangdong Academy of Foretry e Lanzhou University. Fox explica que as formigas lava-pés invasoras, especialmente as da espécie Solenopsis invicta, causam grandes estragos nos ecossistemas e geram altos custos econômicos em todo o mundo, e os métodos tradicionais para detectar os formigueiros no campo são trabalhosos e não funcionam bem com áreas grandes.
De acordo com ele, o estudo buscou criar um sistema inovador de vigilância que associa inteligência artificial (IA) e cães robóticos para automatizar a detecção e localização de ninhos dessa formiga, tornando seu monitoramento e controle mais eficientes, com 90% de precisão. No entanto, existe a necessidade de melhorar a autonomia das baterias e reduzir os custos tecnológicos.