Consumo de ovos orgânicos e galinhas livres de gaiolas aumenta no Brasil

Executivo da maior granja do Brasil comenta sobre as tendências de consumo no mercado de ovos

Murilo Pinto, diretor comercial da Mantiqueira Brasil
Divulgação

Dados recentes da Associação Brasileira de Proteínas Animal (ABPA), divulgados em agosto, revelam que a produção de ovos no Brasil pode atingir 56,9 bilhões de unidades em 2024.

Ainda segundo a projeção, o consumo de ovos pelos brasileiros será de 263 unidades por habitantes/ano, o que equivale a um aumento de 8,5% quando comparado ao ano passado, mesmo percentual de aumento da produção de ovos em relação a 2023.

O diretor comercial e de logística da Mantiqueira Brasil, que é a maior granja do Brasil, Murilo Pinto, acredita que as tendências que mais incentivam este consumo são o manejo com foco no bem-estar animal, como a criação de galinhas livres de gaiolas, e questões relacionadas à saúde, já que a demanda por ovos orgânicos também cresceu. Veja a entrevista:

Como a Mantiqueira tem se posicionado diante deste cenário do mercado de ovos interno, com o aumento de 8,5%, tanto na produção de ovos, como no consumo per capita?

Estamos liderando esse movimento de crescimento, construindo três granjas simultaneamente, todas de galinhas livres de gaiolas, [tendência] em franca expansão, evoluindo a cada mês, crescendo em módulos. São as unidades de Formosa (GO), para abastecer o Centro-Norte; Lorena (SP), para abastecer o Sudeste; e São João do Itaperiú (SC), para atender o Sul do Brasil. Então, estamos nos posicionando, de modo a liderar esse crescimento, aumentando nossa produção, em especial com os Happy Eggs®.  

2 – Houve um aumento na procura pelos Happy Eggs®? A Mantiqueira percebe uma mudança no comportamento do consumidor em relação aos ovos de galinhas livres de gaiola?

Sim. Temos sentido os consumidores aderindo ao consumo dos Happy Eggs ® nas lojas, querendo fazer essa migração. Temos conseguido oferecer mais para o consumidor, para que encontre mais pontos de vendas, com mais frequência, sem deixar de ter uma ruptura. Isso tem feito com que o consumidor migre, até agora temos conseguido ser bem-sucedidos nesta estratégia, o que pode ser observado em números: nosso plano era ter 2,5 milhões de aves livres de gaiola até final de 2025 e já agora em junho de 2024, um ano e meio antes, já batemos essa marca.

3 – O Brasil é o quinto maior produtor mundial de ovos. Quais são os principais destinos atendidos pela Mantiqueira Brasil? Existem novos mercados que têm sido explorados pelo grupo?

O Brasil exporta para Oriente Médio, África, alguns países da Ásia e América do Sul. Ainda é pouco o que exportamos de ovos, diante do volume que produzimos. Temos toda a condição de seguir o caminho da carne e do frango, sendo um grande provedor/abastecedor mundial também com ovos, e temos tentado liderar esse movimento aqui na Mantiqueira. A exportação no Brasil de ovos, que representa 1%, não chega a 1% da produção total, na Mantiqueira esse número com frequência varia entre 5 e 10%, tem uma variação, mas “puxamos” essa média para cima e tentamos liderar as exportações para o Brasil, mostrando que podemos ser um grande exportador de ovos também, assim como já é na carne e no frango.

4 – Dentro do portfólio da Mantiqueira Brasil, existe uma preferência por certos produtos da marca no mercado nacional?

Na Mantiqueira temos ovos convencionais, mas nosso foco está voltado para Happy Eggs®, principalmente, e também para Fazenda da Toca Orgânicos, que é a nossa marca de Ovos Orgânicos. Todo nosso investimento, em propaganda e mídia, tem sido nos Happy Eggs®, pois queremos contar para os consumidores tudo que temos feito no campo: com novas unidades, tecnologia, segurança alimentar, bem-estar animal. Queremos levar isso para os consumidores, para que possam nos ajudar a continuar construindo esse futuro e a forma que podem fazer isso é consumindo esse produto, contribuindo para nosso crescimento. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.