O consumo de ovos no Brasil tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. E as projeções para 2024 é de mais um aumento, de 7% em relação ao ano passado. A pesquisa levou em consideração o consumo de ovos pelos brasileiros nos últimos anos.
Em 2022, o consumo per-capita de ovos no Brasil foi de 241 unidades e em 2023, este número subiu apra 242 ovos por habitante. Os dados são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que projeta para este ano um aumento de 7% no consumo, chegando a 260 ovos por habitante, número semelhante aos registrados antes da pandemia.
“Esse percentual, ainda que ousado, é extremamente alcançável. No entanto, para isso, vários fatores precisam favorecer o consumo do ovo, além de, claro, o desempenho do setor ao longo do ano, como a oscilação do mercado e o preço do produto ao consumidor final”, avalia a nutricionista animal da Quimtia Brasil, uma das principais indústrias especializadas no desenvolvimento e na fabricação de insumos direcionados para nutrição animal, Juliana Forgiarini.
Vários fatores têm contribuído para o crescimento contínuo no consumo de ovos no País. Antes visto como uma espécie de “vilão” na mesa dos brasileiros, em meados da década de 1990 e início dos anos 2000, os novos os hábitos alimentares, a versatilidade do alimento na culinária, o preço da carne – que subiu consideravelmente especialmente nos anos após a pandemia – e a ampla divulgação dos benefícios do alimento, que ajudaram na conscientização das pessoas sobre seus benefícios, tem feito com que o ovo se tornasse uma alternativa acessível, econômica e vantajosa para os consumidores.
Com a credibilidade do mercado de ovos no Brasil em ascensão nos últimos anos, colocou o País na lista dos 10 maiores produtores de ovos do mundo, sendo a China a grande produtora de ovos no mundo.
Ovo é um alimento completo
Considerado um super alimento, o consumo frequente, desde que a partir de uma dieta balanceada, pode proporcionar benefícios inimagináveis ao organismo das pessoas. “É um item com composição nutricional rica e variada, sendo fonte de vitaminas, minerais e diversos outros nutrientes essenciais ao corpo, que podem melhorar significativamente a imunidade, a memória, a função cognitiva do cérebro, reduz possibilidade de doenças ocular e previne a queda capilar, além de ser, ainda, um excelente regulador de apetite e controle de peso, devido ao seu perfil nutricional rico em proteínas e gorduras saudáveis”, reforça.
Ainda segundo a especialista, “aspectos como a eficiência produtiva por aves alojadas, a adoção de tecnologias modernas e práticas sustentáveis, a diversificação do produto e a capacidade do produtor em atender à demanda de mercado são indicadores importantes que contribuem para o crescimento”, finaliza a especialista.