Brasileiros comem 242 ovos por ano, aponta pesquisa

Levantamento da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) projeta que no ano que vem, média vai aumentar para 265 ovos por pessoa

Viviane Taguchi

Consumo médio de ovo, por brasileiro, chega a 242 unidades por habitante; média deve subir
Envato Elements

O consumidor brasileiro está consumindo mais ovos, apontou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), nesta quarta-feira (16). Segundo levantamento da instituição, em 2023, o consumo médio de ovos por habitante no Brasil deve chegar em 242 unidades. No ano passado, a média foi de 241 unidades por habitante. “Nos últimos anos, devido à pandemia e a alta dos preços das carnes em geral, o consumidor optou pela proteína ovo”, afirmou Ricardo Santin, presidente da instituição. 

A ABPA, associação que reúne as agroindústrias que produzem proteínas animais no país (frango, suínos e ovos) projeta que, no ano que vem, o consumo per capita aumente mais e pode chegar a 265 ovos por habitante.

Segundo a projeção da ABPA, a produção de ovos no Brasil deve aumentar, neste ano, 1% em relação ao ano passado e chegar a 52,5 bilhões de unidades. Já no ano que vem, o aumento deve ser mais expressivo, de 10%, chegando a 57 bilhões de ovos produzidos no país. 

As exportações de ovos, que ganharam fôlego neste ano, já representam 1% da produção devem somar 35 mil toneladas neste ano, uma alta de 240% em relação a 2022 (9,4 mil) e em 2024, a projeção é de 35 mil toneladas exportadas, alta de 7,5%. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.