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Conheça Ricardo Faria, o novo rei do ovo do Brasil

Empresário Ricardo Faria consolida mercado de ovos com a compra da Katayama, de Guararapes (SP) e se torna líder no setor

Viviane Taguchi

Conheça Ricardo Faria, o novo rei do ovo do Brasil
Divulgação

Empresários rurais sempre se destacaram pelo empreendedorismo. No agronegócio, alguns se destacaram como o Rei da Soja, como André Maggi e agora, seu sobrinho, Eraí Scheffer, ou o Rei do Gado, como é o caso do fazendeiro Antonio de Moura Andrade, ou até Barão do Gado, pecha do pecuarista Sebastião Maia. Agora, uma transição comercial consolida o empresário Ricardo Faria, fundador da Granja Faria, como o novo Rei do Ovo.

Ricardo Faria assinou, nesta semana, a maior transação de compra no setor de ovos e derivados do país e agora, também é dono da Katayama Alimentos, a marca líder em produção e vendas de ovos em São Paulo, com sede em Guararapes (SP) e líder em exportação de ovos para o Japão. Com o negócio, Faria passa a comandar a produção diária de 16 milhões de ovos por dia - quase 500 milhões de ovos por mês.

“Esse movimento nos coloca com uma boa vantagem como líder no mercado brasileiro, com a produção de 16 milhões de ovos por dia e uma projeção de receitas de R$ 3 bilhões em 2023”, afirmou Ricardo. “A família Katayama reconheceu em nós a segurança para a perpetuação de sua marca, aficionados que são por confiança e qualidade”, acrescenta o executivo, ressaltando que o empresário Gilson Tadashi Katayama permanece como sócio da empresa e irá compor o quadro de conselheiros da Granja Faria. 

Em janeiro desse ano, Faria já havia comprado a BL Ovos, a quinta maior empresa do setor no país, com 3 milhões de aves que produzem em média 2 milhões de ovos por dia, com duas granjas, uma no munícipio de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, e outra em Cristalina, interior de Goiás. As aquisições fazem parte do modelo de crescimento da Granja Faria. 

Demanda por ovos em alta

A Granja Faria nasceu em 2006 e atuava somente na produção de ovos férteis. Em 2017, a companhia entrou no mercado de ovos comerciais e passou a adquirir outras marcas. Com a nova aquisição, a companhia atinge um marketshare que gira em torno de 10% do mercado de produção de ovos no Brasil, mas o executivo reforça que há espaço para crescer mais, dada a pulverização do setor, que cresce, em média, 5% ao ano em volume. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2007, cada brasileiro consumia 131 ovos por ano. O último estudo divulgado pela entidade, em 2021, aponta que este número agora é de 257 unidades. No Japão, são 450 ovos per capita e nos EUA, 320. 

A Granja Faria também é líder no segmento de galinhas criadas soltas, com 1 milhão de aves no modelo free range (galinhas caipiras), da marca Ares do Campo. Em breve, contabilizará 2 milhões de galinhas caipiras. Além da Granja Faria, o empresário é dono da Insolo, quinto maior produtor de grãos do Brasil, plantando 180 mil hectares na safra 2023/2024; da Fertifar, que faz 100 mil toneladas de adubo orgânico/ano; e do Eggy, fast food de produtos à base de ovos.

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