Há quem diga que ele veio Portugal, mas também recebeu a influência africana. Isso está atrelado à alimentação dos escravos durante o período colonial. A partir disso, o torresmo foi incorporado à culinária rasileira, em especial, no estado de Minas Gerais. Hoje, o torresmo é um dos petiscos mais requisitados nos bares e restaurantes.
O torresmo é uma preparação culinária feita a partir da pele de porco com gordura, principalmente da parte da barriga, cortada em pequenos pedaços. Frito, ele fica crocante. É utilizado como ingrediente para diversas preparações nas culinárias brasileira e portuguesa, bem como outras regiões de cultura latina. Nos países hispânicos recebe o nome de "chicharrón".
Um bar, no Distrito Federal, está criando versões diferentonas para o torresmo. Tem torresmo de rolo com abacaxi, com goiabada, melado e até queijo!
O Agro Band foi até um bar, em Brasília (DF) mostrar como é o festival do torresmo, que fez o movimento aumentar 30% neste ano. O dono do bar contou que em anos anteriores, ele fez até milk shake de torresmo. “Pelo menos, para experimentar, o pessoal vem mesmo”, diz ele.
No bar, o dono conta que precisa comprar até 90 quilos de torresmo, que é a barriga do porco, a cada 15 dias para dar conta da demanda.