Conheça o “Bodódromo”, centro gastronômico da carne de bode em Petrolina (PE)

AgroBand foi até o Nordeste e mostra como se prepara o churrasco de carne de bode

Resumo

  • Bodódromo: É um centro gastronômico e cultural localizado em Petrolina, Pernambuco, especializado em produtos derivados de bode, como carnes e leite, bem como adereços de couro e chifre.
  • Caprinocultura: No Brasil, existem mais de 12 milhões de cabeças de caprinos, com 96% das criações concentradas no Nordeste, especialmente na Bahia e Pernambuco, sendo uma fonte importante de proteína na região semiárida nordestina.
  • Consumo e preparo: Nos restaurantes do Bodódromo, são preparados entre 150 a 200 quilos de carne de bode por noite nos fins de semana, principalmente em forma de churrasco, exigindo técnicas específicas de corte e tempero.

Este resumo foi gerado por inteligência artificial e cuidadosamente revisado por jornalistas antes de ser publicado.

Leia mais

Dizem que que vai a Petrolina, em Pernambuco, e não visita o centro gastronômico e cultural Bodódromo, é como ir ao Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor. No local, tudo é feito à base de bode como pratos com carnes e leite e até adereços feitos de couro e chifre de bode e a música, que cultua o Nordeste e seu protagonista.

Em restaurantes especializados que funcionam no local, o som do triângulo e instrumentos típicos embalam as noites, sempre repletas de turistas. O AgroBand desta sexta-feira (4) foi até o campo mostrar como é a criação de caprinos.

No Brasil, o rebanho caprino passa de 12 milhões de cabeças e 96% das criações estão concentradas na região Nordeste, principalmente nos estados da Bahia e Pernambuco, onde fica Petrolina. A caprinocultura é uma importante fonte de proteína para a população que reside na região semiárida nordestina, mas a carne de bode já conquistou espaços em restaurantes nobres das regiões Sul e Sudeste, segundo a Embrapa. Mas, nestas regiões, a criação está mais associada à produção de leite, como em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nos restaurantes que funcionam dentro do Bodódromo, são preparados em torno de 150 a 200 quilos de carnes de bode por noite nos fins de semana. Os cortes são feitos no local e a forma mais popular de preparar os pratos é o churrasco, mas de um jeito bem diferente do tradicional churrasco gaúcho.

No Bode do Ângelo, o assador é pernambucano. Ele conta que tem picanha, filé, linguiça e todos os cortes tradicionais mais conhecidos, mas a carne de bode exige agilidade e habilidade. “Tem que ser muito rápido porque a carne de bode queima muito rápido”, explica o assador Silvano Pereira. “Em cada espeto vão em torno de 700 gramas de carne e o tempero é sal fino”.

Um dos acompanhamentos mais indicados para a carne de bode são os pratos típicos, como o baião de dois. Aproveite a dica de Silvano e prepare um belo churrasco de bode no fim de semana!

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.