Conheça as flores comestíveis que podem fazer bem para a saúde

Consumo de flores cresce no Brasil; veja quais flores podem ser consumidas e plantadas em casa

Conheça as flores comestíveis que podem fazer bem para a saúde
Flor capuchinha pode ser usada para alimentação
Zineb Benchekchou/Embrapa

Cores, beleza e sabor em um mesmo prato. Em diversos países ao redor do mundo, o uso de flores comestíveis já é uma prática relativamente comum. No Brasil, as flores comestíveis estão popularizando dia após dia. O cultivo é similar ao convencional, porém, é importante optar por bioinsumos, produtos de origem natural para cultivar as flores voltadas à alimentação. 

Veja a seguir quais flores podem ser inseridas no dia-a-dia da alimentação, em saladas e pratos doces.

Capuchinha: suas flores coloridas possuem diversos benefícios à saúde, rica em vitamina C, carotenóides, potássio, zinco e cálcio. As folhas podem ser utilizadas em saladas cruas, as sementes podem ser tostadas e moídas funcionando como uma pimenta-do-reino. Já seus frutos podem ser utilizados em conservas.

Amor-Perfeito-Suiço Gigante Laranja: são flores grandes e vibrantes, com uma coloração laranja intensa ideais para decoração de bolos, cupcakes e sobremesas. Possui antioxidantes contribuindo para uma dieta equilibrada, pode ser utilizada em saladas e em pratos quentes como sopas e refogados.
 


Girassol Sol Vermelho: rica em nutrientes, contém proteínas, fibras, vitamina E, selênio, magnésio e gorduras saudáveis. Pode ser utilizada em saladas, smoothies como fonte de proteínas, pães, iogurtes e cereais.

Calêndula Sideral: possui flores amarelas vibrantes e são ornamentais. A calêndula é conhecida por ter propriedades medicinais. As flores podem ser utilizadas em saladas, sopas e sobremesas.



Centaurea Serenata: suas flores são de coloração rosa, com sabor levemente adocicado e picante. Podem ser usadas como corantes em doces ou salgados, ou em saladas e sopas.

Mais notícias