Conheça a maior plantação de alcachofra do Brasil; assista

São Roque, no interior de São Paulo, é a cidade onde se produz 90% de toda a alcachofra brasileira

A safra da alcachofra está no auge no Brasil e a cidade de São Roque, no interior de São Paulo, todos os anos vê o movimento crescer nesta época do ano. A cidade, que é tradicional também na produção de vinhos, é a capital da alcachofra. O repórter da Band, Juliano Dip, foi até lá conhecer uma plantação de alcachofra e ele chegou a experimentar até “vinho de alcachofra”.

No Tá no Campo, Tá na Mesa, do Melhor da Noite, Dip mostra tudo sobre como produzir alcachofra e suas particularidades na culinária. Saiba mais sobre esta planta, que se transforma em iguaria na cozinha!

O seu nome científico, Cynara scolymus L., alude à mitologia grega, em que uma jovem de nome Cynara, ao rejeitar Zeus, foi transformada por ele nessa planta, que pode atingir um metro de altura, tendo caule estriado ou sulcado e folhas grandes, que podem atingir 50 cm de comprimento e 25 cm de largura.

Sua parte comestível é a inflorescência imatura, estágio em que ainda está tenra e saborosa. Quando a flor atinge o ponto máximo de maturação, apresenta a coloração azul e uma base carnosa.

A preparação dessa inflorescência nos rende tanto as chamadas brácteas, que alguns confundem com folhas, e o chamado receptáculo, popularmente conhecido por coração da alcachofra. Além da preparação cozida, que exige alguns cuidados, essa hortaliça também pode ser consumida nas formas de patê, o chamado tapenade e sucos. Além disso, a folha da planta é usada como componente de chás ou conteúdo de suplemento em cápsulas.

O resultado final à mesa é uma explosão de propriedades nutricionais que geram benefícios para quem a come. É um dos componentes da dieta mediterrânea, tendo baixa quantidade de gorduras. A fama de fazer bem à saúde vem de séculos, pois seu consumo estimula a produção de bile e ajuda a proteger o fígado, além de ajudar a combate a diabete e a pressão alta. Rica em fibras, ajuda a combater prisão de ventre.

De vitaminas, ela tem A, B6, B12, D, E e K, sendo considerada o sétimo alimento mais rico em antioxidantes. Além disso, contém minerais como cálcio, cobre, ferro, potássio e sódio, cada qual desempenhando funções importantes no organismo, sendo adequada para o combate à anemia.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.