Conheça a história de Ume Shimada, a ‘rainha’ do chá no Brasil

Imigrante japonesa decidiu, há 10 anos, resgatar o chazal da família em Registro (SP)

Conheça a história de Ume Shimada, a ‘rainha’ do chá no Brasil
Ume Shimada, a rainha do chá no Brasil
Ricardo Rojas

O chá é uma das bebidas mais antigas e consumidas no mundo e, segundo uma pesquisa da Euro Monitor International, 3,7 bilhões de xícaras de chá são consumidas no mundo, seja ele quente, gelado, puro com leite ou açúcar. A produção de chá gira em torno de 6,7 milhões de toneladas, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), um mercado de US$ 20 bilhões, e países como a China, Índia, Quênia e Sri Lanka são os principais produtores de chá no mundo. E no Brasil, o consumo de chá também cresce, bem como a produção, atualmente em torno de 1,8 mil toneladas por ano.

A imigrante japonesa Ume Shimada é uma das principais responsáveis pela produção do chá brasileiro. Há 10 anos, ela mesma colocou suas mãos na massa (na lavoura de Camellia sinensis) e recuperou o chazal da família, localizado em Registro (SP). Hoje, o Sítio Shimada é um dos mais importantes do setor, faz parte de um grupo reduzido de famílias que produzem o verdadeiro chá no Brasil, e produz, além do tradicional chá preto, o chá verde, chá branco, preto defumado e o chá dourado, que é feito a partir de brotos. 

O sítio dela tem certificação de orgânico pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A área do chazal é de 6 hectares e a produção, em torno de 500 quilos por ano. 

Celebração aos antepassados

No dia 2 de novembro, os Shimada celebram 10 anos da sua fábrica artesanal e o evento de celebração reverenciará os ancestrais que permitiram que o chá chegasse até o Brasil, e preparando uma nova era da história do chá no Brasil, com lançamento de produtos, comida deliciosa e muito chá.

No final do evento os participantes poderão se deslocar até o local da realização da cerimônia “Tooro Nagashi”, (tooro significa “lanterna de papel” e nagashi “levar-se ao vento”), que acontece todo ano, ao anoitecer do Dia de Finados representando a despedida. No Japão, lanternas brilhantes são identificadas com os nomes dos falecidos e lançadas na água com a finalidade de iluminar o retorno dos espíritos e propagar a paz.

Em Registro, o “Tooro Nagashi” é uma homenagem aos antepassados, realizado também no Dia de Finados, 02 de novembro, um culto ecumênico onde pequenos barquinhos iluminados por velas coloridas, feitos artesanalmente e com os nomes dos antepassados são soltos no Rio. Ao soltarem os barquinhos, os participantes da cerimônia iluminam o caminho dos espíritos e fazem pedidos de paz. Além da celebração religiosa, haverá comidas e danças típicas japonesas.

O que é chá e o que é infusão?

Popularmente, no Brasil, costuma-se chamar de chá todas as bebidas infundidas a partir de plantas como hortelã, menta, cidreira e tantas outras. Porém, na Ásia, o nome chá é relacionado apenas a Camellia sinensis, também conhecida como planta do chá, e que de acordo com método de processamento, dá origem a seis famílias de chá (verde, branco, amarelo, oolong e escuro). De forma técnica, as infusões da Camellia sinensis são chamadas de chá, e as de outras plantas, de infusões.

A produção de chás no Brasil é executada por três famílias e uma empresa familiar de origem japonesa, e todas estão localizadas no interior de São Paulo. 

Confira a programação

10 anos da Fábrica Artesanal de Chá do Sítio Shimada e o marco da retomada da Teicultura no Brasil

02 de novembro de 2024, das 11h30 às 18h

11:30 – Recepção

Welcome drink e entrada

12:00 – Almoço

Menu especial harmonizado com chás do Sítio Shimada

13:00 – Apresentação/Homenagem

História de Ume Shimada e família

Lançamento dos novos chás especiais do Sítio Shimada com valores especiais

14:30 – Atividades em Grupo

Visita ao chazal, fábrica de chá, loja e exposição de fotos

17:00 – Parabéns!

Bolo comemorativo

18:00 – Deslocamento para o Tooro Nagashi (opcional)

O Tooro Nagashi

Mais notícias

Carregar mais