Conheça a Chapada dos Guimarães em Mato Grosso; assista à reportagem

O Agro Band leva você para uma viagem ao coração do Brasil

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 12 de abril de 1989 pelo Decreto Lei 97.656. Com 32.630 ha, protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa. 

O Agro Band desta sexta-feira (8) leva você para uma viagem especial para a Chapada dos Guimarães, suas belezas e gastronomia de dar água na boca.

O Parque Nacional está localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. É uma área natural do Cerrado, segundo maior bioma do país e que abriga grande parte das nascentes dos grandes rios brasileiros como o Paraguai, Araguaia, Tocantins, Juruena-Tapajós e São Francisco.

No interior do parque nacional estão localizadas algumas nascentes de rios formadores do Pantanal, em especial os córregos e rios da bacia do rio Coxipó, que contribui para grande parte do abastecimento humano de água para a população de Cuiabá.

O parque nacional abriga 659 espécies conhecidas de vegetais, 44 de peixes, 242 de aves e 76 de mamíferos. Além desta diversidade de espécies, o parque protege 10 tipos diferentes de vegetação do Cerrado e é um local onde há diferentes formações geológicas, incluindo áreas de origem desértica e marinhas. Por este motivo se diz que Chapada dos Guimarães já foi mar e deserto ao longo de milhões de anos.

A paisagem mais conhecida do parque nacional é a Cachoeira do Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó (neste local chamado de Coxipozinho ou Coxipó-Mirim). O Morro de São Jerônimo, as veredas do Rio Claro, a Cidade de Pedra e o Circuito das Cachoeiras são outros locais conhecidos.

Mais notícias

Carregar mais