“Mulher Agro Brasileira: Voz Para o Mundo”. Esse foi o tema da 9ª edição do CNMA – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que acontece em São Paulo nestes ias 23 e 24 de outubro. O evento tem como objetivo se posicionar como um mensageiro, utilizando a força feminina para expandir a visão mundial sobre o agro brasileiro e ajudar a criar uma percepção internacional justa do setor.
É reconhecido como o maior evento global dedicado às mulheres do agro.
A temática foi pensada a partir da pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa” realizada em 2023 no Reino Unido, Alemanha, França e República Tcheca, e apresentada durante a 8ª edição do CNMA. O levantamento trouxe dados que expõem a necessidade do agronegócio se unir e comunicar de forma mais assertiva o trabalho realizado pelo setor no País.
Neste ano, o evento será palco da grande final do reality show gastronômico “Prato Brasil – Do Campo à Mesa”, criado em parceria com a NewCo, do Grupo Bandeirantes, e exibido pelos canais Sabor & Arte e Terraviva, com a presença das cinco finalistas, que representam cada região do Brasil com um prato típico.
Em Brasília (DF) foi lançado o indicador de preços do feijão, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Desenvolvido pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, e CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o indicador mostrará os valores médios, por saca de 60 kg, à vista, sem ICMS, de: feijão cores, carioca, classificados em peneira 12 e/ou notas 9,0 ou superior; feijão cores, carioca, notas 8,0 e 8,5; e feijão preto tipo 1.
Em Pernambuco, o destaque do Giro Brasil desta quinta-feira (24) é a produção de ovos no estado, que se tornou um grande produtor e exportador de ovos no Brasil.