A agricultura funciona em ciclos, longos e curtos, dependendo do tipo de alimento, e alguns deles são mais fartos em determinadas épocas do ano, o que faz a oferta aumentar e o preço, cair. Algumas lavouras, como as de hortaliças, por exemplo, são de ciclo curto, em torno de 90 a 100 dias entre o cultivo e a colheita, já outras, como laranja, são de ciclo longo, e as árvores podem produzir por muitos anos sem precisar de replantios.
Mas, cada alimento tem uma época mais propícia e atingem seu pico de produção em determinado mês. Optar por eles na hora de fazer as compras pode gerar uma economia bastante significativa. Veja os alimentos que estarão em alta e mais baratos no mês de agosto.
Frutas
O mês de agosto é propício para as frutas que possuem tons vermelhos e laranjas: Laranja Pêra, maracujá, caju, banana-nanica, mexerica e tangerina, mamão, carambola são frutas que estarão com a oferta maior nas próximas semanas, mas também há espaço para o abacate, kiwi, maçã e morangos!
Vegetais de cor escura estão em alta
Entre as variedades de folhas, aquelas que tem a cor verde mais escura são as que terão maior oferta, como o agrião, brócolis, chicória, couve e couve-flor, escarola, alho poró, espinafre, rúcula e mostarda. Mas, quando o clima muda radicalmente, fazendo muito calor ou muito frio, esses alimentos podem sofrer prejuízos consideráveis e aí, a sua oferta cai, aumentando o preço.
Faça a feira!
A conta da feira pode ficar mais barata comprando alimentos como abóbora, batata-doce, cenoura, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, pimentão e rabanete.