De acelga a tomate: dicas para ter uma horta legal no mês de março

Cada hortaliça possui um período de cultivo diferente e a localização geográfica também pode interferir no sucesso da horta

Da Redação

De acelga a tomate: dicas para ter uma horta legal no mês de março
A cenoura é indicada para ser cultivada em todas as regiões brasileiras
Wenderson Araujo/Trilux/CNA

Ter uma horta em casa pode facilitar a vida, além de garantir alimentos fresquinhos e livres de contaminações e resíduos químicos, mas nem sempre cultivar uma variedade hortícola é tão simples. Se a tentativa de ter uma plantação caseira já fracassou, saiba que a culpa pode ser do período do ano ou até, da região onde essa cultivar está sendo plantada. 

De acordo com os especialistas da Isla Sementes, empresa de sementes de hortaliças, ervas, temperos e árvores nativas, detalhes como esses podem prejudicar o desenvolvimento das plantas e acabar com a horta.

Cada hortaliça possui um período de cultivo distinto e se adapta de forma diferenciada, de acordo com a sua região nativa e, por isso, é extremamente importante estar atento às hortaliças indicadas para o local e o mês em que estamos. 

Nesse mês de março, teremos duas estações: o período final do verão e o início do outono. Para quem gosta de plantar e não quer errar cultivando as hortaliças que não são adequadas para o período, seguem as dicas: 

Se você mora nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Rio de Janeiro e norte de Minas, as opções são:

Abóboras, Abobrinhas, Abobrinhas de Tronco, Acelgas, Agriões, Aipo, Alface, Alho Poró, Almeirão (Radiche), Berinjela, Beterraba, Cebolinha, Cenoura, Chicória, Coentro, Couve de Bruxelas, Couve Chinesa, Couve Flor, Couve Manteiga, Couve Rábano, Espinafre, Feijão-Vagem, Jiló, Manjericão, Maxixe, Melancia, Melão, Mostarda, Nabo, Pepino, Pimenta, Pimentão, Rabanete, Repolho, Rúcula, Salsa, Tomate.

Caso more na Região Sul, em São Paulo, Espírito Santo e Sul de Minas Gerais, é recomendado cultivar:

Acelgas, Agriões, Aipo, Alface, Alho Poró, Almeirão (Radiche), Beterrabas, Cebolinha, Cenoura, Cebolas, Chicória, Coentro, Brócolis, Couve de Bruxelas, Couve Chinesa, Couve Flor, Couve Manteiga, Couve Rábano, Ervilha, Espinafre, Fava de Sevilha, Jiló, Manjericão, Mostarda, Nabo, Rabanete, Rúcula, Salsa.

Dicas de como plantar - Depois de escolher as hortaliças é hora de colocar a mão na massa: separe um vaso ou floreira para fazer o plantio e deixe-o posicionado em um local onde possa existir acesso a luz natural.

A próxima etapa é o preparo do solo, que para as hortaliças deve ser leve, bem drenado, arejado e composto de três itens: terra, areia e húmus de minhoca. Acrescente ao solo sementes da cultivar escolhida e, em seguida regue a terra de forma cuidadosa e sem exageros.

Para ajudar a hortaliça a crescer forte, é recomendado o uso de adubos na terra, orgânico ou com produtos compostos. Regue o vaso diariamente e acompanhe o crescimento da cultivar até atingir o período de colheita.

O momento da colheita será quando as folhas externas já estiverem num tamanho próprio para o consumo. No caso de ervas aromáticas ou medicinais, colha galhos e folhas na medida em que forem se desenvolvendo, já que os cortes estimulam novas brotações. De modo geral, a colheita é iniciada quando as plantas atingem a sua maturidade. 

Mais notícias

Carregar mais